Respostas
Resposta:
Existiram quilombos em praticamente todas as regiões do país. O maior de todos, porém, foi o Quilombo dos Palmares, que, de acordo com as estimativas mais otimistas, chegou a ter 20 mil habitantes.
A palavra quilombo significa acampamento na maioria das línguas bantas da África Central e Centro-Ocidental. No Brasil, os quilombos tornaram-se locais de habitação e subsistência de escravos foragidos. Muitos surgiram em lugares de difícil acesso, geralmente em áreas de elevação e de mata fechada, que eram desbravadas por foragidos e transformadas em moradia.
Localização
O quilombo dos Palmares localizava-se em uma região cheia de palmeiras e de difícil acesso: a serra da Barriga. O local à época pertencia à capitania de Pernambuco, mas atualmente fica no estado de Alagoas. O terreno íngreme e a densa mata Atlântica da serra atuavam como barreiras naturais contra os invasores.
Palmares era composto por várias comunidades, os mocambos. Era um conjunto de povoações que se comunicavam, mantendo relações econômicas com base em uma estrutura de poder comum. Macaco, Amaru, Zumbi, Dambrabanga, Curiva, Alto Magano, Tabocas, Subupira e Osenga eram alguns destes povoados quilombolas. O Macaco era o mais importante.
Origem
A origem do quilombo é anterior às invasões holandesas na capitania de Pernambuco. A área serviu de abrigo para milhares de pessoas escravizadas fugidas, durante o período de ocupação holandesa (1630-1654). Depois de expulsos os holandeses, as autoridades portuguesas tentaram recuperar Palmares para impor o regime escravista, fazendo uso de expedições militares que resultaram em desastres.