Por que foi tomada a decisão de tapar os rios de São paulo e quais consequências para a cidade?
Respostas
Resposta:
Quem mora em São Paulo já deve ter visto, principalmente durante o verão, ruas e avenidas alagando e provocando enchentes em regiões específicas da cidade. A cada chuva um pouco mais forte, a cidade entra em estado de atenção, causando transtornos e prejuízos incalculáveis.
Há muitos motivos pelos quais a natureza reage dessa forma e um deles está bem embaixo dos nossos pés: são os rios, córregos e riachos canalizados sob o asfalto, que sofreram com a urbanização desenfreada, ocupação indevida e impermeabilização do solo, para dar lugar principalmente a ruas e avenidas.
Durante o processo de desenvolvimento, os rios que cortavam as cidades passaram de áreas super valorizadas e grandes aliados para serem vistos como obstáculos ao crescimento – já que o processo rodoviarista, do qual somos vítimas, precisava de cada vez mais espaço para justificar sua existência e manutenção.
espero ter ajudado
Os rios de São Paulo foram enterrados para que se pudesse construir ruas e avenidas durante o processo de urbanização acelerada da cidade. Essa prática traz como consequência as inundações.
A cidade de São Paulo passou por um acelerado processo de urbanização, demandando cada vez mais espaço para as novas edificações e vias públicas. Deste modo, os diversos córregos e rios que cruzavam a cidade foram cobertos, para que se construísse ruas e avenidas.
Ao se tapar um rio ou córrego é causada a redução das áreas de absorção para a água pluvial, que tende a escoar para essas áreas. Sem conseguir penetrar o solo devido ao asfalto a água fica acumulada provocando alagamentos graves em diversas áreas.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23454439