(UFMG 2003 - adaptada) “Para a América espanhola [e, pode-se acrescentar, para o Brasil oitocentista e os Estados Unidos], o Haiti foi um exemplo e uma advertência, observados com crescente horror tanto por governantes como por governados”.
(LYNCH, John. In: BEFHELL, Leslie (Org.). 'História da América Latina'. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001 . v. 3, p. 69.)
Nesse trecho, faz-se referência:
A)ao subdesenvolvimento e à miséria da ilha caribenha, país mais pobre da América Latina.
B)a desagregação da sociedade haitiana, reforçada pelas constantes turbulências econômicas.
C)ao aumento crescente da influência dos ideais anarquistas e evolucionistas na ilha caribenha.
D)ao processo de independência da iIha, marcado por uma sublevação maciça de escravos negros.
Respostas
Resposta:
alternativa letra (D)
Explicação:
vai na fé
Sobre a repercussão da Independência do Haiti na América espanhola, Brasil e nos Estados Unidos, a alternativa correta é a letra:
D) Ao processo de independência da iIha, marcado por uma sublevação maciça de escravos negros.
Revolução do Haiti
A revolução do Haiti foi marcada pela grande revolta da camada popular liderada por escravos negros. Os revoltosos tomaram o poder da ilha, destruindo as casas de engenho e executando os membros da elite escravista.
O processo de independência do Haiti criou um medo nas outras colônias de que pudesse acontecer a mesma revolta pelas camadas populares, sendo assim criou-se um clima de terror entre a aristocracia escravista.
Esse medo foi denominado de "haitianismo" e foi uma das causas da independência do Brasil, onde foi um processo totalmente elitista sem participação popular, com interesse em consolidar as bases escravistas que mantinha o império e a aristocracia no poder.
Saiba mais sobre "Revolução do Haiti" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2686919
#SPJ3