O lugar da Teologia. Entenderemos que sob “lugar da teologia” a posição inicial que lhe é destinada “de dentro”, decorrente de seu próprio assunto (objeto), a partir do qual lhe cumpre avançar em todas as suas disciplinas – as bíblicas, as históricas, as sistemáticas e as práticas. É a lei, pela qual se apresenta. Usando uma linguagem militar: é a posição de sentinela que o teólogo necessariamente terá de ocupar e de manter sob quaisquer circunstâncias na universidade, sob pena de perder sua liberdade – mesmo tal tarefa venha lhe desagradar, ou que desagrade a quaisquer outras criaturas. BARTH, Karl. Introdução à teologia evangélica. Tradução: Lindolfo Weingartner. Editora Sinodal, São Leopoldo – RS, 1977. A teologia enquanto ciência possui características singulares que as tornam um saber único dentre as demais ciências. A partir do conteúdo do livro da disciplina (p. 21-29) apresente um resumo de 20 a 30 linhas sobre os pressupostos e metodologia pelos quais legitimam o lugar da teologia no campo científico.
Respostas
respondido por:
1
Inicialmente o teocentrismo dialoga sobre o pecado do homem e a compreensão dos conceitos de natureza, que divergem do antropocentrismo, já que o homem é apenas parte desse processo criado pela divindade.
Posto isto, todo conhecimento científico é objetivo quando desenvolvido seguindo o método corretamente, e, imparcial pois é passivo de controvérsias.
Vale ressaltar que hoje somos uma nação laica, e, diversas religiões, como o espiritismo, o catolicismo, o cristianismo, a umbanda, o candomblé entre outras possuem relação com nosso país pois remetem a traços históricos que são comuns de nosso desenvolvimento social e cultural.
gimenesjcarlos1976:
amigão vlw
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás