defina o termo matériamuitas histórias populares contos de fadas mitos o tema das tarefas que parecem impossíveis de realizar e que no entanto o personagem Central realiza você se recorda de alguma
Respostas
Resposta: Você sabia que Charles Perrault, autor de histórias infantis famosas como Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida e o Gato de Botas, completaria hoje 386 anos? Pois é, não é de hoje que histórias de príncipes e princesas, fadas e bruxas e reis e rainhas fazem a cabeça da garotada.
muito importantes para o desenvolvimento infantil. De um lado, a leitura ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança, de outro, é por meio da fantasia que a criança cria representações de seu mundo para compreendê-lo melhor. A identificação com personagens também tem um papel importante para seu desenvolvimento emocional.
Mas, é certo que o mundo tem mudado muito, e muitas vezes a construção idealizada de personagens, como a princesa linda e indefesa que só poderá ser plena e feliz quando seu príncipe lindo e corajoso a salvar, contribui para reforçar estereótipos, o que pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento de uma criança. E se ela não se encaixar naquele estereótipo?
Por isso, para comemorar o aniversário deste importante autor, separamos uma lista de Contos de Fada especiais, que discutem estereótipos. A lista foi preparada por Paola Rodrigues, que é escritora, roteirista, mãe e autora do blog Não pule da janela.
1. A pior Princesa do mundo
Além do livro ser lindo, com ilustrações incríveis, a história é escrita de forma leve e divertida e a narrativa usa de rimas e conversas inteligentes. O livro conta a história de Soninha, uma princesa que tem aguardado impacientemente sua vez nos Contos de Fadas; até que um dia ela finalmente se cansa e opta por uma vida com mais aventura. Vai viver de forma radical, até que encontra numa das esquinas da vida o superestimado Príncipe Encantado, só para perceber que ele não passa de um bobão. No fim, Soninha continua suas aventuras, não com o Príncipe, mas com o Dragão!