Respostas
Resposta:
As teorias raciais e o darwinismo social serão utilizados pelas potências europeias para legitimar a dominação sobre a África e seus habitantes. A propagação destes valores serão fundamentais no processo de colonização e irão perpetuar visões distorcidas e preconceituosas sobre o continente. A partir disso, é possível discutir a historiografia propondo um novo olhar sobre a África e os africanos.
Explicação:
Refletir sobre o próprio processo colonização, buscando relacioná-los ao contexto deste período.
Compreender o processo de colonização da África e a consequência desta para os africanos;
Analisar a disseminação de uma visão racista que considera África como um continente atrasado e primitivo;
Considerar os aspectos culturais dos povos africanos analisando como se deu o processo negação desta cultura pelos europeus;
Analisar criticamente as fontes apresentadas;
Promover valores como respeito às diferenças étnicas, raciais e culturais.
A partir das fontes analisadas é possível perceber o discurso civilizador utilizado pelos dominadores para justificar suas ações.Assim, promovendo a reflexão sobre o processo de colonização que desconsiderou a cultura e a organização social destes povos. Além disso, é essencial compreender como este processo contribuiu para a disseminação de uma visão racista que propagou conceitos deturpados sobre África tais como: considerar seus habitantes como atrasados e primitivos compreendendo seu espaço como exótico e selvagem. Esta análise será o ponto de partida para discutir a historiografia que está centrada em uma visão eurocêntrica sendo, portanto, parcial e tendenciosa no que se refere à História da África e dos africanos.