• Matéria: Filosofia
  • Autor: marisaeisa38
  • Perguntado 6 anos atrás

Segundo Arendt, o totalitarismo é a elevação de dois fenômenos: o medo e o terror. A fusão desses dois elementos em sua potencialidade leva a um sistema extremamente burocrático em que o Estado total transforma a coletividade em um único corpo. Uma das marcas do totalitarismo é a anulação da individualidade para a promoção de uma sociedade que pensa da mesma maneira e quer as mesmas coisas, apoiando, assim, em uníssono, a atuação do líder totalitário. Em Origens do totalitarismo, Arendt diz: "em lugar das fronteiras e dos canais de comunicação entre os homens individuais, constrói um cinturão de ferro que os atravessa de tal forma que é como se a sua pluralidade se dissolvesse em Um-Só-Homem de dimensões gigantesca... Pressionando os homens, uns contra os outros, o terror total destrói o espaço entre eles.
De acordo com seus conhecimentos sobre o Totalitarismo, indique a alternativa abaixo que está INCORRETA:
A- Na esfera política, o Totalitarismo reprimiu sistematicamente a existência de diferentes grupos políticos divergentes da orientação oficial.
B- No Totalitarismo, o radicalismo nacionalista foi repetidas vezes comemorado por meio de manifestações públicas, feriados nacionais, cartazes, canais de comunicação do Estado e políticas educacionais, supervalorizando um passado de glórias e oferecendo uma perspectiva de futuro onde a unidade do povo oferecia um porvir próspero e soberano.
C- Os governos totalitários estabeleceram as forças armadas e policias como uma extensão do Estado, com a polícia no papel de garantia da submissão ao governo, utilizando de violência física, tortura, prisões arbitrárias, espionagem, censura e exílio. As forças armadas, complementando essa ação, deviam estar fortemente munidas contra qualquer ameaça externa.
D- O totalitarismo contou com uma ideologia sistematicamente reafirmada por meio de agências de propaganda. O uso de uma propaganda massiva favoreceu que o regime repetisse sistematicamente sua visão ideológica sobre o que deveria ser a nação..
E- Na economia, o totalitarismo não teve um caráter intervencionista, garantindo a liberdade econômica de todos os grupos, não agindo no fortalecimento da produção e do próprio governo (administração pública).

Respostas

respondido por: isabellycpereiradaco
1

E

se vc precisa de mais alguma manda mensagem eu ajudo

Perguntas similares