Quais os momentos mais importantes da revolução tecnológica?
Respostas
Resposta:
As principais revoluções são:
A primeira revolução industrial - 1765
A primeira revolução industrial seguiu o período da protoindustrialização. Começou no final do século XVIII até o início do século XIX. As maiores mudanças ocorreram nas indústrias na forma de mecanização. A mecanização foi a razão pela qual a agricultura começou a ser substituída pela indústria como a espinha dorsal da economia social.
Na época, as pessoas testemunharam a extração maciça de carvão, juntamente com a invenção muito importante do motor a vapor, que foi a razão da criação de um novo tipo de energia que mais tarde ajudou a acelerar a fabricação de ferrovias, acelerando a economia.
A segunda revolução industrial - 1870
Após a primeira Revolução Industrial, quase um século depois, vemos o mundo passar pela segunda. Tudo começou no final do século 19, com enormes avanços tecnológicos no campo das indústrias que ajudaram o surgimento de uma nova fonte de energia. Eletricidade, gás e petróleo.
O resultado dessa revolução foi a criação do motor de combustão interna que começou a atingir todo o seu potencial. Outros pontos importantes da segunda revolução industrial foram o desenvolvimento da demanda de aço, a síntese química e os métodos de comunicação, como o telégrafo e o telefone.
Finalmente, as invenções do automóvel e do avião no final do século XX são a razão pela qual, até hoje, a Segunda Revolução Industrial é considerada a mais importante!
A Terceira Revolução Industrial - 1969
Outro século se passa e testemunhamos a Terceira Revolução Industrial. Na segunda metade do século XX, vemos o surgimento de mais uma fonte de energia inexplorada na época. Energia nuclear!
A terceira revolução provocou o surgimento de eletrônicos, telecomunicações e, claro, computadores. Por meio das novas tecnologias, a terceira revolução industrial abriu as portas para expedições espaciais, pesquisas e biotecnologia.
No mundo das indústrias, duas grandes invenções, Controladores Lógicos Programáveis (PLCs) e Robôs ajudaram a criar uma era de automação de alto nível.
Indústria 4.0
Para muitas pessoas, a Indústria 4.0 é a quarta Revolução Industrial, embora exista uma grande parcela de pessoas que ainda discordam. Se encarássemos a Indústria 4.0 como uma revolução, teríamos que admitir que é uma revolução acontecendo agora. Estamos experimentando todos os dias e sua magnitude ainda é desconhecida.
A Indústria 4.0 começou no início do terceiro milênio, com a única coisa que todo mundo usa todos os dias. A Internet. Podemos ver a transição da primeira revolução industrial que se enraizou no fenômeno tecnológico até a Indústria 4.0, que desenvolve mundos de realidade virtual, nos permitindo dobrar as leis da física.
As 4 revoluções industriais moldam o mundo. As economias mundiais são baseadas nelas. Existem programas e projetos sendo implementados em todo o mundo, com foco em ajudar as pessoas a tirar proveito das maravilhas da quarta revolução durante o dia a dia.
Projetos como o projeto RESTART estão sendo financiados pela UE com o objetivo de envolver o setor industrial na transformação de sistemas de EFP, a fim de atender à necessidade de habilidades digitais compatíveis com o desenvolvimento tecnológico das indústrias.
Explicação:
Resposta:
A Revolução Digital, também conhecida como a Terceira Revolução Industrial, refere-se aos processos associados à passagem da tecnologia eletrônica mecânica e analógica para a eletrônica digital, iniciada entre o final dos anos 1950 e o final dos anos 1970, com expansão do uso de computadores digitais.