Por favor me ajudem!! Obrigado!!
Respostas
a) a função é do primeiro grau e é decrescente, pois a = -2.
FALSO - Note que f(x) = -2 (x+1)(2-x) está fatorada (três fatores), de modo que se deve aplicar a propriedade distributiva e desenvolver a referida função:
f(x) = -2 (x+1)(2-x) = -2 . (2x - x² + 2 - x) = -2 . (x - x²) = -2x + 2x²
Assim, a função desenvolvida é f(x) = 2x² - 2x. Trata-se, pois de uma função do segundo grau, pois o maior expoente que acompanha a incógnita x é o 2 (em x²).
-Podem ser obtidas outras informações sobre esta função, por meio de comparação com a fórmula genérica de uma função do segundo grau:
f(x) = 2x² - 2x
f(x) = ax² + bx + c
O coeficiente a = 2 e é positivo, portanto, o gráfico será uma parábola com a concavidade voltada para cima. Além disso, veja que c=0, o que significa que a parábola interceptará o eixo y no ponto (0, 0).
____________________________________________________
b) a função é do segundo grau e possui concavidade voltada para baixo a = -2.
FALSO - Perceba que da análise feita no item a deduziu-se que se trata de uma função do 2º grau e cujo gráfico possui a concavidade voltada para cima, em razão de a > 0.
_________________________________________________________
c) a função é do segundo grau e possui concavidade voltada para cima, pois a = 2.
VERDADEIRO - A alternativa c indica a conclusão da análise feita no item a. Realmente o coeficiente vale 2 e, por ser maio que zero, faz com que a parábola tenha concavidade voltada para cima.
___________________________________________________________
d) a função é do primeiro grau e é crescente, pois a = 2.
FALSO - A forma desenvolvida de f(x) = -2 (x+1)(2-x) resultou em -2x + 2x², uma função do segundo grau e não do primeiro. Apenas a parte final desta afirmativa está correta, pois a = 2.
____________________________________________________
e) a função não é do primeiro grau e nem do segundo grau.
FALSO - Foi constatada na análise feita no item a que a função é do segundo grau.
Conclui-se, do acima exposto, que a alternativa correta é a c.
OBSERVAÇÃO: Veja, em anexo, o gráfico da função f(x) = 2x² - 2x e note nele os pontos C e E, que correspondem às raízes desta função. Note também que a parábola cruza o eixo y no ponto (0, 0), justamente porque o termo independente c não existe na função, ou seja, é igual a zero.