• Matéria: História
  • Autor: venussz032
  • Perguntado 6 anos atrás

Com relação à organização política da República Velha (1889-1930) NÃO é possível afirmar que a:

(a) força das oligarquias estaduais advinha do controle que exerciam sobre os coronéis municipais, condutores políticos da massa eleitoral.

(b) Constituição de 1891 instituía o federalismo provocando o deslocamento do centro decisório para a região agrária nordestina.

(c) Política dos Governadores representava um compromisso entre as oligarquias dominantes nos diversos Estados e o Poder Federal.

(d) hegemonia dos grandes estados na política republicana deu origem ao mecanismo de poder conhecido como a Política do café-com-leite

Respostas

respondido por: juniorribeiro895833
3

Resposta:

letra  c

Explicação:

A consolidação do modelo republicano federalista e a ascendência das oligarquias agrárias ao poder fez surgir um dos mais característicos fenômenos sociais e políticos do período: o coronelismo. O fenômeno do coronelismo expressou as particularidades do desenvolvimento social e político do Brasil. Ele foi resultado da coexistência das formas modernas de representação política (o sufrágio universal) e de uma estrutura fundiária arcaica baseada na grande propriedade rural. O direito de voto estava assegurado pela Constituição, mas o fato da grande maioria dos eleitores habitarem o interior (a população sertaneja e camponesa) e serem muito pouco politizados levou os proprietários agr...

Perguntas similares