A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo. Ela atua delimitando e mantendo a integridade da célula e como uma barreira seletiva, permitindo que apenas algumas substâncias entrem, como oxigênio e nutrientes, e outras saiam, como os resíduos. Apresenta em sua constituição proteínas, lipídios, entre outras substâncias. O modelo que representa a estrutura da membrana plasmática é denominado de mosaico fluido, isso porque apresenta uma bicamada lipídica formada por fosfolipídios, que são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofílica (apresenta afinidade com a água), denominada “cabeça”, ligada a duas “caudas”, hidrofóbicas (apresentam aversão à água). A bicamada lipídica apresenta a parte hidrofílica das moléculas lipídicas em contato com a água presente no exterior e interior da célula, enquanto as partes hidrofóbicas encontram-se em contato umas com as outras. As moléculas lipídicas encontram-se em constante deslocamento, por isso esse modelo é chamado de fluido. Na bicamada lipídica, estão inseridas inúmeras proteínas, com as mais diversas funções, formando uma estrutura semelhante a um mosaico. As proteínas também são moléculas anfipáticas, assim, sua parte hidrofílica fica em contato com a região aquosa. Algumas apresentam, inclusive, um canal hidrofílico para a passagem de substâncias hidrofílicas. Além de proteínas e lipídeos, a membrana plasmática também apresenta em sua constituição cadeias de carboidratos. Essas cadeias encontram-se ligadas às proteínas ou lipídios presentes na superfície externa da membrana, formando glicoproteínas e glicolipídios, respectivamente. O conjunto formado por glicoproteínas e glicolípidios presentes na membrana é denominado de glicocálix ou glicocálice. Nas membranas, podem ser encontrados também esteroides, como o colesterol, presente em células animais, diminuindo sua fluidez e aumentando sua estabilidade. A membrana plasmática desempenha diversas funções importantes na célula, como: · Delimita a célula, separando seu meio interno do ambiente externo; · Protege a célula contra a ação de diversos agentes; · Controla as substâncias que entram e saem da célula; · Detecta sinais do meio externo; · Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular. Questões de Biologia 1) Marque com um (X) a alternativa correta a respeito da membrana plasmática: (a) A membrana plasmática é constituída apenas por proteínas e lipídeos. (b) Apresenta um canal hidrofílico para a passagem de substâncias hidrofílicas (c) Plasmalema é o nome de um protozoário que vive dentro da membrana plasmática (d) O glicocálice é formado por cadeias de carboidratos 2) O modelo de estrutura da membrana plasmática é denominado mosaico fluido. Explique o que significa este termo. 3) Quais são as principais funções da membrana plasmática?
Respostas
Resposta:
1- B)apresenta um canal hidrofilico para passagem de substâncias hidrofilicas
2- apresenta uma bicamada lipídica formada por fosfolipidios,que formam
uma estrutura parecida com um mosaico
3-separa o meio intracelular do externo,agr como uma barreira seletiva,permitindo que algumas substâncias boas entrem e resíduos saiam
Na questão 1, a alternativa correta sobre a membrana plasmática é "apresenta um canal hidrofílico para a passagem de substâncias hidrofílicas" (Alternativa B).
Já na questão 2, o termo mosaico fluído remonta à movimentação realizada pela camada bilipídica e pelas proteínas, formando diferentes mosaicos.
Por fim, na questão 3, as principais funções da membrana plasmática são delimitação de conteúdo intra e extracelular, transporte de substâncias, proteção da célula, controle de substâncias que entram e saem e reconhecimento de sinais externos.
Questão 1 - Constituição da Membrana Plasmática
Essa primeira questão aborda aspectos da constituição das membranas plasmáticas. Nesse sentido, para respondê-la precisamos analisar cada afirmativa:
- A) A membrana plasmática é constituída apenas por proteínas e lipídeos.
Afirmativa falsa, a membrana plasmática é composta por proteínas, lipídeos e carboidratos anexados aos lipídeos e proteínas.
- B) Apresenta um canal hidrofílico para a passagem de substâncias hidrofílicas.
Afirmativa correta, a membrana plasmática apresenta canais hidrofílicos que possibilitam a passagem de substâncias hidrofílicas, que graças a isso evitam a parte hidrofóbica da membrana.
- C) Plasmalema é o nome de um protozoário que vive dentro da membrana plasmática.
Afirmativa incorreta, pois plasmalema é um outro nome dado a membrana plasmática.
- D) O glicocálice é formado por cadeias de carboidratos.
Afirmativa incorreta, pois o glicocálice é formado por glicolipídios e glicoproteínas.
Questão 2 - Mosaico Fluído
O mosaico fluído é um modelo, proposto por Singer e Nicolson em 1972, que busca explicar a estrutura das membranas plasmáticas. Esse modelo, que é o mais aceito até os dias atuais, propõe que estas são compostas por uma bicamada fosfolipídica por entre a qual proteínas se distribuem.
Estabelece também que a membrana é dinâmica, pois os fosfolipídios e as proteínas se mantém em movimento e em contato entre si. A partir dessa movimentação, diferentes mosaicos se formam, o que explica a escolha do nome "mosaico fluído".
Questão 3 - Funções da Membrana Plasmática
Essa estrutura, denominada membrana plasmática, membrana celular ou ainda plasmalema, possui diversas funções, sendo as principais:
- Controlar substâncias que entram e saem da célula;
- Identificar sinais externos;
- Auxiliar no transporte de substâncias;
- Proteger as células;
- Delimitar os meios interno e externo das células.
Aprenda mais sobre membrana plasmática:
https://brainly.com.br/tarefa/625000
#SPJ5