• Matéria: História
  • Autor: BangtanSonyeondanS2
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Contrariando o colonialismo existente no século XVI, o imperialismo do século XIX tomou direções principalmente para a África e Ásia, buscando:

a) Mercados fornecedores e receptores
b) Mão de obra e infraestrutura
c) Receptores e mão de obra
d) Investimento e desenvolvimento

°ω°

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
38

É correta a alternativa A, de modo que o Imperialismo buscava dominar regiões que produzissem e fornecessem matérias-primas (sendo, neste sentido, mercados fornecedores) e dominar politicamente regiões que pudessem adquirir bens industrializados europeus (neste sentido, receptores).

Na África prevaleciam as colônias que exploravam matérias-primas e metais e pedras preciosas, tendo os europeus buscado explorar ouro, borracha e diamantes no continente, por exemplo. Na Ásia havia tanto a exploração de matérias-primas (como o petróleo do Oriente Médio) quanto a de mercados, como ocorreu na China e na Índia.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/4726527

Anexos:
respondido por: nataliafransantos
9

O imperialismo do século XIX, buscava mercados fornecedores e receptores (alternativa a).

As potências europeias estavam em busca de novas fontes de matérias primas para dar continuidade a seu processo industrial e desejavam também investir o excedente de capitais em novas regiões para a obtenção de mais lucros.

Desta maneira empreenderam uma corrida imperialista sobre os territórios africanos e asiáticos, dividindo as regiões em áreas coloniais de domínio europeu.  

Através de um discurso da “missão civilizadora” de levar o progresso aos povos mais atrasados, as potências europeias impuseram sua força econômica, política e cultural sobre os territórios africanos e asiáticos, que consideravam como regiões primitivas ou bárbaras para onde levariam o progresso.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/37580024

Anexos:
Perguntas similares