Por que o paciente 1, excretou grande volume de urina, sendo que a ingestão de água não foi proporcional? Qual é a possível relação da patologia com a concentração de ácido úrico no sangue? Que condição clínica pode ser evidenciada? Há alguma relação com o aumento de pressão arterial e com a quantidade de sódio no sangue? Justifique sua resposta, sugerindo um tratamento para o paciente. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Paciente 1 Homem, 65 anos, gozava de boa saúde, até que cerca de dois meses atrás, sentiu dores no baixo ventre, uma cólica que o perturbava por cinco longas horas. Porém como o país enfrentava uma pandemia de COVID-19, preferiu não se direcionar ao atendimento médico de urgência. Além desse quadro, apresentava alterações na pressão arterial, sem aparente motivo. O paciente ainda descreve, que devido às atividades laborais que exercia, ingeria pouca água e muito café, notadamente, um estimulante, que poderia ser o responsável pela alteração de pressão sanguínea. Em um exame de rotina, percebeu-se dosagem sanguínea elevada de ácido úrico, um produto do metabolismo de proteína, além de uma alta concentração de sódio plasmático. Notava, o paciente, que por vezes, ao urinar, sentia dificuldades, e então, desistia. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Orientado pelo primeiro médico, passou a ingerir mais água e cuidar se sua alimentação. Porém, semanas depois mesmo com a maior ingestão de água, a pressão sanguínea, as dores e a concentração de sódio e, agora de potássio havia aumentado. Além disso, passou a eliminar maior volume de urina, mesmo quando não ingeria muita água, desidratando com extrema facilidade. Cansado das dores constantes, revolveu procurar um médico e nos exames complementares, verificou-se intensa proteinúria e hematúria.
Respostas
Hematúria refere-se à presença de sangue na urina.
Proteinúria refere-se à perda anormal de proteína através da urina
Quando o paciente apresenta hematúria e proteinúria, ao mesmo tempo, indica que ele tem uma doença renal.
Em nosso organismo o ácido úrico se forma resultante do metabolismo das purinas (proteínas presentes em vários alimentos).
Os rins eliminam parte desse ácido por meio da urina, permanecendo circulando no sangue a outra parte. Quando os rins não estão funcionando corretamente, pode haver dificuldade nessa eliminação.
Sendo os rins a via principal por onde o sódio é excretado, a quantidade excretada de sódio (na urina) irá depender da quantidade de água e sódio que forem reabsorvidos no nefrónio. Se for reabsorvido pouco sódio, o paciente irá urinar mais.
Quando os rins não estão funcionando corretamente e não são capazes de eliminar o sódio em excesso, um dos principais riscos é o aumento da pressão arterial.
Em doenças renais crônicas medicamentos auxiliam no controle dos sintomas. Em fases posteriores, pode ser preciso fazer a filtragem do sangue por meio de uma máquina, ou até mesmo transplante.
→ Atenção: o conteúdo acima tem apenas finalidade didática, não devendo ser usado para fins de tratamento médico. Em caso de problemas de saúde, procure um médico, pois só ele poderá fazer o diagnóstico.
Espero ter ajudado!