O suicídio do presidente Vargas é visto por grande parte dos estudiosos como um gesto político. Que aspectos da carta podem comprovar essa opinião?
Respostas
Getúlio Vargas foi um político Brasileiro que esteve na presidência do Brasil de 1930-1945, quando o Estado Novo chega ao fim. Ele retorna ao poder executivo em na década de 50, onde sofre com a pressão da imprensa, dos militares e a insatisfação popular e acaba cometendo suícidio e deixando um documento “Carta-testamento” em que se defende das acusações e relata seu amor pelo Brasil.
Revolução de 1930
A revolução de 1930 destituiu o então presidente Júlio Prestes e colocou Getúlio Vargas no poder colocando fim às repúblicas oligárquicas.
A revolução foi articulada com forças políticas e militares dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande Do Sul, que alegavam a existência de fraudes eleitorais, por isso Júlio Prestes não poderia assumir o governo.
Estado Novo
Getúlio Vargas, tinha em suas mãos um grande controle sobre o Estado Brasileiro e não permitia a população escolher seus representantes e intervinha em todos os setores da sociedade.
Leia mais sobre Estado Novo em: brainly.com.br/tarefa/115588
#SPJ2