Respostas
Resposta:
Não são iguais, temos o calendário romano, o chines, judaico e o jeito que os muçulmanos contam os dias e os anos
Tudo varia por conta da religião e costume de certa região.
Explicação:
1. Calendário Gregoriano
Olha, esse é o nome do calendário usado aqui no Brasil e na maioria dos países. Ele foi criado pelo Papa Gregório XIII no ano de 1582!
A contagem dos dias do Calendário Gregoriano é o nascimento de Jesus Cristo e leva em conta o ciclo solar, que possui 365 dias e 6 horas, tá?
Aí, essas 6 horas que sobram são acumuladas e se transformam em 1 dia a cada 4 anos. Por isso que existem os anos bissextos, sabia? Adorei!
2. Calendário Juliano
O Calendário Juliano também foi criado pelos cristãos, mas os ortodoxos. Em comparação com o Gregoriano, ele fica 13 dias atrás, viu?
Esse calendário surgiu por causa do imperador romano Caio Júlio César e passou por mudanças no ano 45, antes de Cristo! Foi nessa época que ele se transformou num calendário solar, guiado pelas estações do ano. Legal!
3. Calendário Etíope
Esse é tipo o Calendário Juliano, mas ele só é usado na Etiópia, um país que fica no leste da África. Por ele, o ano começa no que equivale ao dia 11 de setembro do Calendário Gregoriano, tá?
E outra curiosidade é que a primeira hora do dia é o nascer do sol. Então, seria como se a gente começasse a contar as horas às 6 da manhã por aqui. Interessante, né?
4. Calendário Chinês
De todos os calendários, o chinês é o mais antigo que se tem notícia. Ele surgiu entre 2697 e 2597 antes de Cristo! Uau!
O Calendário Chinês é lunissolar, ou seja, considera tanto os ciclos do Sol como os da Lua. Além disso, conta o tempo em ciclos de 12 anos! Cada um tem o nome de um animal e é daí que vem o horóscopo chinês, sabia?
Os animais são: Boi, Cão, Carneiro, Cavalo, Coelho, Dragão, Galo, Macaco, Porco, Rato, Serpente e Tigre. Diferente, né?
5. Calendário Judaico
O Calendário Judaico também é lunissolar, mas os ciclos dão uma variada entre 12 e 13 meses, tá? Ele foi criado na época do Êxodo, por volta de 1447 antes do nascimento de Cristo.
Só pra você ter uma ideia, o dia 12 de dezembro de 2019 do Calendário Gregoriano é o dia 14 de kislev de 5780 no Calendário Judaico. Israel usa esse calendário há mais de 3 mil anos! Incrível, né?
6. Calendário Islâmico
O Calendário Islâmico surgiu em 633 depois do nascimento de Cristo, quando o profeta Maomé fugiu da cidade de Meca pra Medina.
Esse é um calendário lunar, com 12 meses de 29 ou 30 dias. Seus anos têm entre 354 e 355 dias, viu?
Quem é muçulmano ortodoxo comemora as datas religiosas e festivas com esse calendário, como o mês do Ramadã, que é o Ano Novo islâmico. Adorei!
7. Calendário Juche
O Calendário Juche é usado na Coreia do Norte e foi criado a partir da mistura de várias ideologias, resumindo a filosofia do primeiro ditador Kim Il-sung.
Esse calendário tem as mesmas marcações do Gregoriano, mas muda a ordem cronológica. Pelo Calendário Juche, seu começo foi em 1912, exatamente o ano em que o ditador nasceu. Uau!
Uma curiosidade: datas antes da criação do Calendário Juche são marcadas como a.J, assim como acontece no Calendário Gregoriano quando elas tão antes do nascimento de Cristo, ou a.C.
8. Calendário Maia
Lembra da previsão de que o mundo ia acabar em 2012? Ela existiu por causa do Calendário Maia, que é dividido em 2 partes. A primeira tem 20 meses e marcava os rituais e as danças festivas e religiosas.
A segunda parte do Calendário Maia era pra marcar as estações do ano e servia de apoio pra agricultura desse povo. Legal, né?
Mas esse calendário só foi até o dia 21 de dezembro de 2012, na nossa data. Por causa disso e de monumentos dessa cultura, surgiu a história do fim do mundo!