1. A Administração por Objetivos (APO) fez muito sucesso nos anos 1960 e 1970, mas declinou nos anos seguintes. A APO tem ênfase no planejamento e no controle, em que o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização e a declaração escrita do que se pretende alcançar. Por que a APO (Administração por Objetivos) se destacou dentro da grande área de Administração? Justifique sua resposta
Respostas
O APO tende a informar e difundir os princípios básicos de uma organização, tais como:
• A divisão do trabalho
• A especialização
• A hierarquia
• E a Amplitude administrativa.
Fazendo com que haja impactos de forma significativa no processo de decisão e também de gestão das organizações.
Vale frisar também que, o APO está sendo amplamente utilizada nas organizações, tendo em vista que uma dessas características estão envolvendo todos os indivíduos do processo de gestão, proporcionando um certo envolvimento e também comprometimento, sempre com objetivos ou metas.
Bons estudos!
Resposta esperada
A APO informa e difunde os princípios básicos de organização, como: a divisão do trabalho, a especialização, a hierarquia e a amplitude administrativa, impactando de forma significativa no processo de decisão e gestão das organizações. Atualmente, a APO vem sendo amplamente utilizada nas organizações, visto que uma de suas características envolve todos os indivíduos no processo de gestão, proporcionando o envolvimento e o comprometimento, sempre com objetivos ou metas acordados entre as partes – líder e subordinado. Uma das contribuições da APO é que ela sugere uma hierarquia, cujo papel central será de auxiliar aos gestores no processo de construção de indicadores. Essa hierarquia irá propor metas para as administrações, definido o período de início e término, metas alinhadas com os objetivos gerais da organização. Conforme destaca a APO, são números que orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável, difícil, importante e compatível com os demais resultados. • Os objetivos proporcionam diretriz ou finalidade comum. • Permitem o trabalho em equipe e eliminam as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização. • Servem de base para avaliar planos e evitam erros decorrentes da omissão. • Melhoram as possibilidades de previsão do futuro. A organização deve dirigir o seu destino, em vez de se submeter às fatalidades ou ao acaso. • Quando os recursos são escassos, os objetivos ajudam a orientar e prever a sua distribuição criteriosa.