• Matéria: Psicologia
  • Autor: cynthiakelli
  • Perguntado 6 anos atrás

quais eram os principais passos de pinel e o objetvo de sua luta

Respostas

respondido por: brunasevero79
6
Philippe Pinel nasceu na França em 1745. Com forte inclinação para a vida religiosa, aos 22 anos resolveu estudar medicina e entrou para a faculdade de Medicina de Montpellier. Localizada no sul da França, esta instituição era considerada um importante centro de debates e aprendizado na área médica, pois foi uma das primeiras universidades de Medicina da Europa, fundada em 1220. Pinel formou-se em 1773 aos 29 anos e logo depois tornou-se doutor pela Escola de Medicina de Toulouse. Por ser residente em Paris, freqüentava os círculos de escritores, literatos, cientistas, ou seja, de personagens imbuídos pela filosofia iluminista.

Em 1793, o Governo Revolucionário o nomeou médico chefe do Hospital de Bicêtre, localizado nas proximidades de Paris. Diante das precárias condições em que os alienados se encontravam, Pinel solicitou autorização à Assembléia Nacional para retirar as correntes dos pacientes, tratamento usual para os doentes mentais. Tal gesto e sua teoria foram contestados por muitos autores, mas bastante referido como mérito do médico francês: "libertando a loucura dos grilhões".

Phillipe Pinel foi o principal percussor do processo de mudança que possibilitou o surgimento do alienismo na sociedade moderna. Ele integrou a corrente que constituiu o saber psiquiátrico por meio da observação e análise sistemática dos fenômenos perceptíveis da doença.

De acordo com vários especialistas, Pinel observou a influência da hereditariedade na evolução do distúrbio mental da mesma forma que apontou as causas morais como as mais prováveis para a alienação. Por todo o século XIX outros alienistas deram continuidade a tais conceitos a partir das observações feitas por Pinel. Apesar da ênfase dada à questão da hereditariedade ter variado, na segunda metade do século XIX passou a ser apontada como um fator-chave no desenvolvimento das perturbações mentais.

Pinel considerava a alienação mental como qualquer outra doença orgânica, por concebê-la como um distúrbio das funções intelectuais (funções superiores do sistema nervoso) sem a constatação de inflamação ou lesão estrutural.

Para explicar a loucura, o alienista identificou três causas, tais como: as causas físicas que se ligavam às fisiológicas; as causas ligadas à hereditariedade e as causas morais (paixões intensas, excessos de todos os tipos, irregularidades dos costumes e hábitos da vida).

Pinel defendia a cura da loucura por meio do chamado "tratamento moral"¹, que consistia em uma ampla pedagogia normalizadora com horários e rotina rigidamente estabelecidos, medicamentos receitados somente pelo médico e atividades de trabalho e lazer.

Em 1795, Pinel foi para o hospital de Salpetrière, onde ficou por 31 anos. Ao morrer de pneumonia em 1826, Pinel deixou como discípulo Jean-Etienne Dominique Esquirol.



¹ Tratamento aplicado a todos os indivíduos que não se enquadravam nos padrões sociais de comportamentos. O tratamento moral era praticado pelos alienistas e incluía o afastamento dos doentes do contato com todas as influências da vida social nas instituições psiquiátricas, aqueles considerados loucos eram submetidos as normas e disciplinas rigorosas.

respondido por: vanessafonntoura
3

Um dos principais passos de Pinel foi a separação de marginalizados dos doentes mentais para que os doentes mentais passassem por tratamento específico.  

Philippe Pinel é um médico e zoolista que teve um grande destaque na área de psiquiatria. As suas reformas, conhecidas como reformas pinelianas, criaram uma tradição de investigação nas práticas psiquiátricas e marcaram os procedimentos de técnica e do saber.

Um dos objetivos principais de sua luta era mudar a forma com que os pacientes eram tratados com técnicas que não fossem tão duras.  

Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/25397504

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas similares