Respostas
Resposta:
Formou-se, assim, o gosto burguês pelas artes e letras; famílias abastadas e eclesiastas puderam subvencionar artistas e intelectuais através do mecenato, como fizeram os Médicis de Florença, os Sforzas de Milão, os Gonzagas de Mântua e, em Roma, os papas Nicolau V, Júlio II e Leão X.
O fluxo comercial, iniciado já na Idade Média, propiciou o contato direto das cidades italianas com as civilizações bizantina e muçulmana, o que, por sua vez, possibilitou ao Ocidente aproximar-se da cultura grega, por eles conservada e divulgada.
A sobrevivência da tradição clássica nas cidades italianas, onde os monumentos eram visíveis por toda parte, foi outro fator artístico importante.
Finalmente a fragmentação política da Itália em cidades-estado e em cortes principescas engajadas numa forte rivalidade deu à arte acentuada expressão, criando as condições necessárias para o desenvolvimento da cultura renascentista.
Explicação:
Resposta:
os fatores foram o surgimento da burguesia, seu desenvolvimento científico, valorização do homem e perda da hegemonia e movimentos de valorização do homem e sua natureza
espero que tenha ajudado ^_^