Respostas
Resposta:
A construção da capital brasileira ocorreu no governo de Juscelino Kubitschek que tinha seu plano de desenvolvimento conhecido como 50 em 5, onde ele promoveu uma interiorização do Brasil, construindo rodovias, ferrovias e a capital do Brasil, que por ser um ponto importante para a política nacional fez com que muitas outras cidades fossem surgindo ao seu redor.
Resposta:
Explicação:
No dia 21 de abril de 1960, no governo do presidente Juscelino Kubitschek (JK) foi inaugurada Brasília. Com o Plano Urbano de Lucio Costa – o Plano Piloto – e tendo como chefe da divisão de arquitetura Oscar Niemeyer, a realização de Brasília botava em prática inovações no campo de planejamento urbano e arquitetura.
O plano inicial de Lúcio Costa era desenhar a cidade com base no formato de uma cruz ortogonal, contudo, a topografia do terreno e as necessidades de circulação fizeram com que o projeto fosse modificado, deixando o eixo transversal curvado. O novo projeto ficou parecido com a forma de uma avião.
Já Oscar Niemeyer buscou criar formas simples, livres, nobres, claras, leves e belas para a cidade, além de considerar, também, seu aspecto funcional.
Brasília foi oficialmente inaugurada a zero hora do dia 21 de abril de 1960, Dia de Tiradentes, durante uma missa. Na sequência foram instalados os Poderes Executivos, Legislativos e Judiciário e, na Catedral inacabada, foi também instalada a Diocese.