Equilíbrio - capacidade de manter a posição adequada da estrutura corporal de acordo com a atividade realizada. Quando usamos equilíbrio na ginástica rítmica e no vôlei?
Respostas
Explicação:
INTRODUÇÃO:
A ginástica rítmica (GR) é uma modalidade esportiva que combina arte a gestos biomecânicos de alta complexidade, que requer alto nível de desenvolvimento de qualidades físicas como: agilidade, flexibilidade, força, impulsão e destreza. Nessa modalidade, estudos comprovam que as lesões mais frequentes ocorrem nas articulações do joelho e tornozelo e, em alguns casos, nas extremidades do punho, sendo os entorses as mais registradas, principalmente em atletas de nível de competição. Diante disso, a propriocepção e o controle muscular possuem papel fundamental na estabilidade articular dinâmica, já que após lesões ortopédicas algumas características sensório-motoras são alteradas e devem ser o foco de programas de reabilitação para que se obtenha melhor retorno às atividades como antes da lesão.
OBJETIVO:
Avaliar o efeito do treinamento proprioceptivo sobre o equilíbrio postural de atletas de ginástica rítmica, a partir da utilização da plataforma de força.
MÉTODOS:
Foi realizado um treinamento proprioceptivo no período de 2 meses, subdividido em três fases, com progressão da complexidade dos exercícios a cada fase de treinamento.
RESULTADOS:
Podemos observar que houve uma melhora significativa dos resultados da última fase do treinamento, quando foram utilizados exercícios de maior complexidade e agilidade, de acordo com o protocolo.
CONCLUSÃO:
Por se tratarem de atletas de GR de alto desempenho e apresentarem predomínio de atividades em apoio unipodal, os protocolos de propriocepção devem ser mais intensos, gerando um maior nível de perturbações e desequilíbrios posturais.