23. Associe os princípios de propagação às situações citadas.
1. Princípio da propagação retilínea dos raios luminosos.
2. Princípio da propagação independente dos raios luminosos.
3. Princípio da propagação reversível dos raios luminosos.
a) ( ) Em grandes shows, as luzes das lâmpadas em movimento não mudam de direção ao se cruzarem.
b) ( ) Ao se espiar uma pessoa pelo espelho, corre-se o risco de ser visto pela pessoa espiada.
c)( ) Quando um carro está no ponto cego da visão de outro carro, os motoristas não conseguem fazer contato visual pelo retrovisor.
d) ( ) Em meios homogêneos, ao se apontar um laser na direção horizontal para um objeto, o ponto em que o laser intercepta o objeto está na mesma altura que o ponto de onde o laser começa sua trajetória
Respostas
Resposta:a)3 b)3 c)2 d)
Explicação:
Associando os princípios da óptica geométrica com as situações:
a) (Princípio da propagação independente dos raios de luz) Raios de luz não alterando a sua direção ao se cruzarem em um show;
b) (Princípio da propagação reversível dos raios de luz) Uma pessoa espiando pelo espelho sendo visto pela pessoa espiada
c) (Princípio da propagação reversível dos raios de luz) Um motorista não conseguindo observar outro carro no ponto cego no seu retrovisor.
d) (Princípio da propagação retilínea dos raios de luz) Apontando um laser na direção horizontal para um objeto.
Princípio da propagação retilínea dos raios de luz (1)
Este princípio determina que os raios de luz possuem uma trajetória retilínea quando em meios homogêneos e transparentes.
Princípio da propagação independente dos raios de luz (2)
Este princípio afirma que um raio de luz não altera a direção de outro ao se cruzar.
Princípio da propagação reversível dos raios de luz (3)
Também conhecido como princípio da reversibilidade dos raios de luz, ele afirma que a trajetória de um raio de luz é a mesma tanto em um sentido quando em outro.
Associando estes princípios:
a) (1) Os diferentes raios de luz não alteram a sua trajetória quando se cruzam na iluminação de um show. Logo, este é um exemplo do princípio da propagação independente dos raios de luz.
b) (3) Quando se espia uma pessoa no espelho, o raio de luz que chegam até o observador possuem a mesma trajetória que chegam na pessoa. Logo, este é um exemplo do princípio da propagação reversível dos raios de luz.
c) (3) Mesmo sendo possível os raios de luz seguirem uma trajetória tanto em um sentido quanto em outro, não é possível fazê-lo quando um carro está no ponto cego do retrovisor de outro. Logo, este é um exemplo do princípio da propagação reversível dos raios de luz.
d) (1)A altura do ponto em que um laser na direção horizontal é o mesmo que a altura do laser no início da trajetória porque os raios de luz possuem uma trajetória retilínea. Logo, este é um exemplo do princípio da propagação reversível dos raios de luz.
Saiba mais sobre princípios da óptica geométrica em:
https://brainly.com.br/tarefa/20718999
#SPJ2