16. Um dos argumentos liberais contra o socialismo defende
que esse sistema sempre acabou demonstrando
ineficiência econômica e totalitarismo politico. Esse
argumento tem implícita a defesa do valor central do
liberalismo, que é:
a) a propriedade socializada (soviet).
b) a liberdade individual.
c) a justiça social.
d) a expropriação da propriedade privada
causa
Respostas
Resposta: (B) A liberdade individual. pois é com a liberdade individual que se garante que não exista totalitarismo e centralização econômica
Explicação: O liberalismo econômico toma como base as teorias de filósofos iluministas como John Locke, que defendia que o Estado Absolutista deveria ser abolido e no lugar dele deveria ser estabelecido um Estado que garantisse a livre associação entre os cidadãos, favorecendo o livre mercado e se limitando a somente garantir o cumprimentos das leis socialmente estabelecidas, de modo que a dignidade humana não fosse desrespeitada nem pelo próprio Estado e nem por outros cidadãos. Ele defendia, basicamente, três direitos: o direito à propriedade privada, o direito à liberdade e o direito à vida.
Resposta:
Alternativa B
No centro da ideologia liberal está a liberdade do indivíduo. O liberalismo, desde suas origens, opõe-se categoricamente ao coletivismo e às ideologias que pregam a socialização dos meios de produção e da propriedade privada, como o socialismo. É contrário também à perspectiva de que o indivíduo precisa ajustar-se a um padrão de comportamento coletivo, em detrimento de sua livre iniciativa.