Respostas
Explicação:
Mesopotamia=significa terra ente rios, esses rios eram Tigre e Eufrates.Quando havia enchentes, os rios transbordavam e deixavam as margens ferteis.A fertilidade desta terra atraiu muitos povos,entre eles os sumerios,os acadios,os amoritas e os caldeus.Eram politeistas,seus deuses eram antopozoomorficos,a religiao comandava tudo, os templos eram chamados de zigurates.
Egito=o egito possuia um rio chamado Nilo muito semelhante aos ros Tigre e Eufrates,o faro comandava a religiao e a politica.A sociedade egipcia era constituida por:farao, sacerdotes e nobres,escribas,soldados,camponeses e escravos.A escrita no egito era hieroglifica, hieratica e demotica.No egito,era feita a mumificacao dos mortos para que tivessem uma vida apos a morte.Os faraos eram sepultados nas piramides e o resto do povo em mastabas
A História Antiga costuma ser dividida em Oriental e Clássica. Enquanto a Antiguidade Clássica se refere aos gregos e romanos, a Antiguidade Oriental abrange as civilizações do Oriente Próximo, dentre as quais se destacam o Egito e a Mesopotâmia.
As primeiras civilizações orientais se localizavam à margem de grandes rios, como o rio Nilo, que banhava o Egito, e os rios Tigre e Eufrates, que banhavam a Mesopotâmia, motivo pelo qual eram chamadas de civilizações de regadio. Além da proximidade com os rios, esses povos apresentavam outras características em comum, como o governo teocrático, a religião politeísta, o controle das terras pelo Estado e o trabalho compulsório dos camponeses.
O nome Mesopotâmia significa "entre rios", fazendo referência à localização da região, que fica entre os rios Tigre e Eufrates. A inundação provocada pelas cheias desses rios entre os meses de março e maio resultava em uma terra fértil, o que possibilitou o desenvolvimento das primeiras civilizações agrícolas de que se tem conhecimento.
Diferentemente de outras civilizações da Idade Antiga, a Mesopotâmia não consistia em um Estado unificado, mas sim em diversos povos que dominaram a região em diferentes momentos, como os sumérios, os acádios, os assírios e os babilônios.
Fundada por volta de 1900 a.C., a primeira dinastia babilônica teve como principal representante Hamurabi, que consolidou as leis da época no famoso Código de Hamurabi, considerado a origem do Direito escrito, e cuja legislação mais famosa é a Lei de Talião, baseada na equivalência entre o crime e a pena e simbolizada pela expressão "olho por olho, dente por dente".
O Império Babilônico chegou a dominar toda a Mesopotâmia, mas, por volta do século VI a.C., sob o comando de Ciro II, o Império Persa dominou a região, acabando com uma das civilizações mais antigas de que se tem conhecimento.
Dentre as heranças deixadas pelas civilizações mesopotâmias merecem destaque, além do Código de Hamurabi, a escrita cuneiforme, desenvolvida pelos sumérios; os Jardins Suspensos e a Torre de Babel, construídas por Nabucodonosor II, imperador do Segundo Império Babilônico; além de ensinamentos no campo da Matemática, da Astronomia e da Astrologia.
Espero ter ajudado :-)