Imagine que você é professor de uma turma de quinto ano. Em uma saída de estudos ao centro da cidade, os alunos se depararam com situações que revelam a desigualdade social do país: crianças dormindo na rua, pedindo esmola e reclamando de fome.
Assim, elabore uma situação de aprendizagem que aproveite os questionamentos dos alunos sobre a situação que eles presenciaram na perspectiva do numeramento: com o uso de textos cuja leitura depende da mobilização de conhecimentos matemáticos.
Respostas
Resposta:
No contato com a turma, foi notado que existiam muitas dúvidas sobre como algumas crianças têm à disposição variados tipos de comida diariamente, enquanto outras passam dias comendo quase nada. Uma grande preocupação era a quantidade necessária de comida para sobreviver, assim como os tipos de alimentos que deveriam ser consumidos.
Durante uma semana, cada grupo de alunos ficou responsável pela busca e pelo compartilhamento de um texto sobre a desigualdade social no Brasil. Dessa forma, após a leitura, discutiam e problematizavam as questões presentes nos textos, assim como os pontos de ligação com outras questões, relacionadas à realidade dos alunos. Para tanto, era necessário interpretar os dados e os números presentes nos textos. As crianças relacionaram suas experiências com os dados apresentados nos textos, refletiram sobre a busca de soluções, recorreram à história da pobreza brasileira, etc. Assim, questionaram as relações de poder, além da neutralidade com que são contados os eventos históricos. Portanto, a finalidade desta situação de aprendizagem é oportunizar a compreensão de questões sociais, políticas e culturais por meio, inclusive, da interpretação de dados matemáticos.
Explicação:
Essa resposta serve apenas como base, tome como inspiração.