Respostas
Resposta: porque por conta das fake news mentiras são compartilhadas e acaba afetando muito na política por as vezes falarem mentira sobre os políticos e na na saúde as vezes pode ser que prejudique na saúde por causa de falarem que um remédio tal coisa serve para tal dor e as pessoas acabam fazendo sem saber se é verdade ou não.
É isto espero muito ter ajudado
Explicação:
Resposta:
Divulgar Fake News é um pratica muito perigosa. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito, a violência e até mesmo resultar em mortes por causa da desinformação.
Explicação:
Saúde Pública
Movimentos antivacinação cresceram muito nos últimos anos. Algumas pessoas contrárias ao uso de vacinas disseminam notícias falsas e propagam suas visões de que vacinar a população faz mal.
Isso é um problema grave, pois a resistência à vacinação coloca em risco a população, inclusive com a volta de doenças muito sérias que haviam sido erradicadas, como o sarampo.
Transtornos para a população
Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, alguns boatos de uma nova greve geraram tumulto nas grandes cidades.
Em alguns municípios, filas de carros formaram-se em postos de combustíveis, pois as pessoas temiam o aumento do preço e até mesmo a falta do produto, trazendo muito transtorno para a população.
Influência política
Em 2016, durante as eleições americanas, os EUA foram alvos das fake news. A disseminação de mentiras e de textos extremistas, sensacionalistas, conspiratórios e de opinião disfarçados de notícias jornalísticas ganhou força frente a reportagens feita por profissionais.
Segundo pesquisadores da universidade de Oxford, 46,5% de todo o conteúdo apresentado sobre política era composto por notícias falsas, documentos não verificados do WikiLeaks e matérias de origem russa.
Já no Brasil, segundo uma pesquisa do Ibope de 2018, 85% dos eleitores acreditam que as fake news podem sim influenciar o cenário político.
influência na educação
Diante dos desafios que essa questão implica a toda sociedade, escolas têm se mobilizado, não apenas para avaliar se seus estudantes estão bem preparados para lidar com notícias falsas, mas também para entender qual o seu papel e sua responsabilidade em face dessa realidade.
Em reportagem publicada no Estadão, colégios entrevistados mostraram que professores têm realizado debates e atividades em sala de aula para alertar seus estudantes sobre o uso responsável das redes sociais e da internet. Em escolas de São Paulo, crianças são introduzidas ao assunto já nos primeiros anos do Ensino Fundamental, em um exercício de averiguação da veracidade de notícias e da compreensão do que é e o que não é fonte segura