Respostas
Resposta:
A história da educação física relaciona-se com as que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história, da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades, físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.
A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.
Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral.
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Poucos se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.
Explicação:
Resposta:
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
Explicação:
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. Seus objetivos? Realizar atividades, exercícios e fazer dietas que harmonizassem o funcionamento do corpo humano e também o caráter dos cidadãos.
Os ideais gregos passaram pela civilização ocidental e inspiraram filósofos do Iluminismo, que defendiam a prática da EDUCAÇÃO FÍSICA como uma das fontes para uma vida saudável. No entanto, apenas após a passagem de duas Guerras Mundiais a prática de exercícios físicos se tornou popular e obrigatória – em instituições de ensino do Brasil e do Mundo.
Historicamente voltada para o ambiente escolar, a EDUCAÇÃO FÍSICA tem hoje um papel muito mais diversificado. Entre seus objetivos de pesquisas, destacam-se estudos de saúde de trabalhadores e saúde pública, práticas especiais para pessoas com deficiência, biomecânica do esporte (que analisa a locomoção do corpo), entre outros.
Especializações
• Artes marciais – prática e treinamento de sistemas de combate, sem o uso de armas. Têm origens orientais e ocidentais.
• Cronobiologia – estuda os ritmos, os fenômenos físicos e bioquímicos periódicos dos seres vivos, como por exemplo, adaptação do relógio biológico.
• Desenvolvimento motor – analisa os movimentos motores do corpo humano e observa fatores genéticos e ambientais.
• Esportes aquáticos – planeja, estuda e analisa atividades e exercícios aquáticos, como natação e hidroginástica.
• Ginástica e musculação – cria e aplica exercícios especializados para fortalecer a musculatura do corpo e promover o bem-estar.
• Nutrição esportiva – aplica os conhecimentos da nutrição e bioquímica no contexto esportivo, proporcionando melhor aproveitamento dos exercícios para manutenção da saúde.
Espero ter ajudado