QUESTÕES ABERTAS COM PESQUISAS:
1 - Conceitue estratificação social, mobilidade social e desigualdade.
2 – Cite os tipos de desigualdades que existem. Quais são os problemas causados pelas desigualdades?
3 – Nesse TEMPO DE PANDEMIA – COVID-19, como você está percebendo as relações de desigualdades entre as pessoas? Escreva a sua análise sociológica, incluindo as possibilidades de mudanças para uma sociedade melhor com o seu protagonismo também.
Respostas
Resposta:
Esses são textos de minha autoria e algumas partes de sites da internet, então pode haver alguns erros de português
Explicação:
Desigualdade Social e Estratificação Social
A desigualdade desigualdade social e a estratificação social sempre andaram uma ao lado da outra, esses são um dos principais fatores que leva um país a ter péssimas condições de vida para certas classes, por exemplo, imagina que as classes são divididas em um triângulo, quem fica no topo tem melhores condições de vida do que os que estão na base, porém sem a base, não tem como ter a pirâmide, a desigualdade social é isso, você é um trabalhador honesto que sempre tenta dar o seu melhor, mas mesmo assim as condições de vida que você vive não são muito boas, já os que estão no topo tem excelentes condições e ainda tem muito mais acesso a saúde, educação e segurança, que na teoria deveria existir principalmente para os mais pobres. Existe inúmeros fatores que podem levar a isto, além da corrupção e má distribuição de renda, no Brasil é muito difícil você ter um ensino superior, pois é necessário que você estude muito e além disso tem que ser um dos melhores para conseguir entrar em uma faculdade pública, pois as particulares geralmente são muito caras, para se ter um ensino superior aqui, é necessário ter muita força de vontade, a dificuldade de estudar aqui é imensa, e isso acaba levando as pessoas a desistirem no meio do caminho e se contentar com 1 salário mínimo ou um pouco mais. A falta de investimento na educação é um dos grandes fatores da desigualdade social.
imagem procura no google "pirâmide social"
A estratificação social é um problema que ocorre a muitas décadas no Brasil, ela trata principalmente da desigualdade social, por exemplo, no Brasil existe uma favela ao lado de um condomínio de luxo, isso acaba criando um contraste muito grande, um dos principais fatores que fazem isso ocorrer é a má distribuição de renda pelo governo, isso leva a alguns lugares ser piores do que outros, e isso fica bem evidente aqui no Brasil. Aqui tem um grande número de escolas e hospitais particulares, isso acontece porque a saúde e educação pública são horríveis, pois não há muito investimento nesses setores, mesmo o Brasil sendo extremamente rico em recursos, grande parte do dinheiro que deveria ser usado no investimento dessas áreas, são roubados pelos políticos através da corrupção, e isso leva a criar mais e mais escolas e hospitais particulares, pois os públicos são horríveis e isso refleti até na vida dos políticos, dificilmente você verá um filho de político estudando em escolas públicas e indo a hospitais públicos.
imagem presquisa no google "favela ao lado de condomínio de luxo"
Características
A estratificação teve algumas de suas características definidas, principalmente, no decorrer dos séculos XIX e XX, por uma série de sociólogos.
Dentre as principais características, merecem destaque:
A estratificação é geral e variável;
Está presente em todas as sociedades;
Há divisão de recursos materiais e culturais de maneira desigual;
Ultrapassa as gerações;
Deve ser encarada como uma particularidade das sociedades;
Não deve ser encarada como reflexo das diferenças individuais existentes na sociedade.