Respostas
Resposta:
Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.
Coloides: apresentam partículas com tamanho entre 10 e 1000 angstroms¹;
Suspensões: apresentam partículas com tamanho maior do que 1000 angstroms.
Coloides: São misturas heterogêneas nas quais o material em menor quantidade (disperso) só pode ser visto em um ultramicroscópio, ou seja, a olho nu, a sensação é a de que temos uma mistura homogênea. Alguns exemplos de coloides que entramos cotidianamente em contato são:
sangue; gelatina; pedras preciosas; manteigas.
Suspensões : Já as suspensões são misturas heterogêneas em que é possível observar o disperso a olho nu. Em alguns casos, podemos utilizar um microscópio comum para visualizar melhor as partículas do disperso. Exemplos de suspensões são:
Água com areia; Pólvora; Granito;
Resposta:
água e óleo, água e areia, água e ferro
Explicação:
Uma mistura heterogênea, é uma mistura que não parece misturada, quero dizer, é uma mistura que dá para ver os dois ou mais componentes da mistura, examplo:
sal não dissolvido na água, óleo e água e.t.c
Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos. Um exemplo ocorre quando fazemos café e filtramos o sólido, separando-o do líquido.
Mas isso não ocorre sempre, como é mostrado no caso do óleo e da água, que, apesar de serem ambos líquidos, não se dissolvem, em razão ds diferentes polaridades de suas moléculas.