Respostas
Resposta:
O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, humoso e calcário. Solo arenoso: possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia.
Explicação:
Resposta:
Os tipos de solo se dividem em cinco variações diferentes e principais, sendo: arenoso, argiloso, siltoso, húmico, e cárstico.
Explicação:
Solos arenosos
Têm boa aeração, ou seja, a água e o ar penetram com mais facilidade nele. O solo arenoso tem um teor em areia superior a 70%. O deserto é o exemplo mais comum dos solos arenosos. Como é um solo permeável, seca depressa, e para se plantar nele há que irrigá-lo frequentemente.
Solos argilosos
Não são tão arejados como os arenosos mas armazenam mais água. Como são menos permeáveis, a água passa de uma forma mais lenta, ficando então armazenada. Alguns solos, mesmo tendo muita argila, apresentam grande permeabilidade.
Solos cársticos
A quantidade de calcário presente nestes tipos de solo é muito superior que nos outros. Deste tipo de solo é retirado um pó branco ou amarelado, que pode ser utilizado na fertilização dos solos destinados à agricultura e à pecuária.
Solos húmicos
Dentre os vários tipos de solo, os humícos apresentam uma quantidade muito superior de húmus em relação aos outros. É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde as plantas encontram melhores condições para se desenvolverem.
Solos siltosos
Possuem uma grande quantidade de silte, também conhecido como “poeira de pedra”, sendo por isso muito erodíveis. A silte não se mistura como a argila, as suas partículas são muito pequenas e leves.