• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

Os movimentos respiratórios dependem da ação dos músculos diafragma e intercostais (entre as costelas) e também da diferença entre a pressão interna do pulmão e a pressão atmosférica. Sabendo disso, explique o que deve acontecer para que a inspiração e a expiração ocorram.

Respostas

respondido por: Srmay
5

Resposta:

Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu abaixamento. Os músculos intercostais também se contraem fazendo com que as costelas se levantem. Isso faz com que o tórax aumente de tamanho e a pressão interna dos pulmões torne-se menor que a externa. Com a redução da pressão intrapulmonar, o ar acaba entrando pelas vias respiratórias e chegando até os alvéolos para que ocorram as trocas gasosas.

A expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias. Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma. Diferentemente do que ocorre na inspiração, há uma redução do volume da caixa torácica, que volta ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, o que faz com que a pressão interna fique maior que a externa. O aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo.

espero ter ajudado! ^-^

Perguntas similares