• Matéria: Filosofia
  • Autor: bobgamer301942
  • Perguntado 6 anos atrás

O que significa domínio oligárquico​


bobgamer301942: obrigado valeu tudo de bom
giovannagomes8079: obrigado bons estudos
bobgamer301942: tenho mais perguntas poderia me responder?
giovannagomes8079: irei tentar
giovannagomes8079: pode perguntar
bobgamer301942: o coronelismo teve sua importancia na politica e na vida da maioria da populacao principalmenta na camada mais pobre .como podemos definir o coronelismo
bobgamer301942: ??
giovannagomes8079: desculpe não sei -lhe responder
bobgamer301942: t bom obr por tentar
bobgamer301942: tranquilo

Respostas

respondido por: lucasbrick3004
4

Resposta:

Na ciência política, oligarquia ("oligarkhía" do grego ολιγαρχία, literalmente, "governo de poucos") é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação.


bobgamer301942: obrigado valeu
respondido por: giovannagomes8079
3

Resposta:

Oligarquia é considerado um tipo de organização do poder do Estado e se refere a grupos que controlam este poder baseado em seus interesses ou visões de sociedade.

Explicação:

A palavra deriva do grego e se refere a um governo de poucos, ou seja, de uma pequena elite. Diferentes momentos da história tiveram grupos oligárquicos no poder. Para alguns autores da filosofia, uma oligarquia é um governo corrompido de grupos que manipulam o Estado para seus interesses.

A oligarquia figura entre os tipos de governo a que se refere Aristóteles, em sua obra Política. Para o autor os governos podem ser governados por uma pessoa, poucas ou muitas, e se serão bons dependendo de para quem se governa. Para Aristóteles, um governo justo governa em prol do bem-comum sempre, já o injusto seria governado em torno de interesses particulares. Assim, dos governos justos temos a monarquia, a aristocracia e a politeia. E dos injustos, a tirania, a oligarquia e a democracia. A democracia seria corrompida por defender os interesses de muitos sobre os indivíduos e não trabalhar pelos indivíduos de forma separada. Tomás de Aquino também defende a mesma ideia inspirado em Aristóteles.

Já Cícero, em Roma, advertia das manipulações de grupos oligárquicos se o sistema misto de Roma se dissolvesse

Perguntas similares