• Matéria: Geografia
  • Autor: jessicaanizio22
  • Perguntado 6 anos atrás

As massas continentais estão divididas em quatro porções:

a) Ásia,Europa e África conhecidos como:

b) Continente americano conhecido como:

c) Oceania conhecida como:

d) continente antártico conhecido como:​

Respostas

respondido por: lemosdcastro
0

Resposta:

Letra A

Explicação:

Quando se olha para um mapa mundial (ou simplesmente se utiliza a memória visual), podem-se ver os continentes dispostos de uma maneira clássica: as Américas enfileiradas a oeste da África, a Europa no hemisfério Norte, entre o Polo Norte e o mar Mediterrâneo; a Ásia se estendendo do Oriente Médio ao Oceano Pacífico, e a Oceania ao sul dos países asiáticos. Todos os cinco continentes arrumadinhos e banhados pelos mesmos oceanos, há milhares de anos. Mas as peças nem sempre estiveram dispostas no tabuleiro da Terra dessa maneira. Após o resfriamento da crosta terrestre (que envolve o manto e o núcleo da terra), há aproximadamente 4.000 milhões de anos, a “casca” começou a se deslocar e a se organizar de diferentes maneiras. Essa organização das massas continentais em relação ao globo terrestre se dá graças ao reflexo do espalhamento do Fundo Oceânico e da deriva Continental, além da influência das placas tectônicas.   placas tectônicas – região de encontro dessas massas − se movimentam, na mesma direção ou na direção contrária. Esse movimento influenciará diretamente o deslocamento das massas continentais, que podem migrar − sair do lugar − de zonas equatoriais para as regiões temperadas ou em qualquer outro sentido, agrupando-se e formando grandes continentes. O primeiro deles, o supercontinente Pangeia, abrigava, em uma única superfície, todos os continentes atuais. Sua divisão iniciou-se há 200 milhões de anos, segundo ateoria defendida pelo cientista Sul-Africano Alexander Du Toit, e gerou dois continentes chamados de Gondwana e Laurásia. Desde então, as massas continentais vêm mudando de posição e de forma, sofrendo processos de soerguimento (orogenias) e aberturas (rifteamentos). O soerguimento, aliado ao aquecimento do manto terrestre, deu origem às cadeias montanhosas, originadas nas áreas em que as placas se encontram e se empilham, como aconteceu no período Terciário com a Cordilheira dos Andes, os Alpes e o Himalaia.  Aos poucos, a dança dos continentes continuou, quebrando e se afastando de uma parte a outra, como é o caso do afastamento da África e da América do Sul, juntas no grande continente Gondwana, que iniciaram o deslocamento em sentidos contrários no período geológico chamado Paleozoico. Alguns cientistas afirmam que esse afastamento continua se desenvolvendo, de modo a promover a abertura do oceano Atlântico, dando origem a inúmeras bacias sedimentares costeiras, armazenadoras de petróleo, sais e outros recursos minerais.

Através dos bilhões de anos de evolução, várias colisões e o afastamento das diversas placas continentais foram registrados, e aos poucos as massas continentais foram se soldando até constituir os cinco continentes que hoje conhecemos como: América, Europa, Ásia, África e Oceania.

Já no território brasileiro, as consequências dessa organização das massas continentais podem ser percebidas de várias formas. Ao longo do tempo, várias formações rochosas se originaram graças ao movimento das placas tectônicas. Podemos citar o Cráton Amazônico e o Cráton do Rio São Francisco, a Serra do Mar, Serra da Mantiqueira e Serra do Espinhaço. Todo o território brasileiro está localizado na placa tectônica Sul-Americana.


jessicaanizio22: mas eu queria a resposta,não a explicação mas obrigada!
lemosdcastro: se vc olhar direito, eu coloquei a resposta
Perguntas similares