• Matéria: Geografia
  • Autor: mariacampos1186
  • Perguntado 6 anos atrás

Escreva abaixo o curso do rio em que predomina a fase do processo de erosão de desgaste das rochas.

Anexos:

sadhh2110: aee
sadhh2110: vou tentar

Respostas

respondido por: rute3633
2

Resposta:

Existem vários tipos e formas de se classificar e dividir as erosões, variando conforme a sua velocidade, esfera de influência, agente causador ou a sua localidade geográfica.

Explicação:

No esquema acima, podemos notar que o processo de erosão, no momento em que atua na modelagem do relevo, transfere as massas rochosas da superfície terrestre das zonas mais elevadas para as áreas com menores altitudes, desencadeando a formação de solos e de rochas sedimentares.


mariacampos1186: sim to fazendo um monte pq e um simulado sem nota
mariacampos1186: e to precisando de ajuda
mariacampos1186: e a ultima pergunta que tenho e vou ficar muito grata se vc responder
mariacampos1186: ela ta la com a a imagem e tudo
sadhh2110: vou tentar resolver
mariacampos1186: ok
sadhh2110: vish, já estão resolvendo, espero que eles lhe ajudem hahah
mariacampos1186: ok haha
mariacampos1186: te fiz um pedido de amizade
sadhh2110: ok, vou aceitar
respondido por: sadhh2110
1

Caracteriza-se pelo excesso de energia, que transporta e erode em profundidade, típica das cabeceiras dos rios. Quando o gradiente for tal, que a energia seja suficiente apenas para o transporte, não erodindo mais o fundo, dá-se o nome de fase madura. Com a deposição dos detritos mais grosseiros o vale tende a alargar-se, como já vimos. Sendo muito pronunciado este alargamento, formando-se extensa planície onde meandra o rio, diz-se que este está em fase senil.

Deve ficar bem claro que estas fases não têm obrigatoriamente relação alguma com a idade real de um rio. Trata-se de fases que ocorrem quase sempre simultaneamente, também em relação obrigatória com a topografia, que também pode ser jovem, madura e senil. A principal razão desta falta de interdependência citada é a frequente possibilidade de mudança na atividade erosiva de um rio, cujas razões podem ser climáticas ou tectónicas.

Aumentando a pluviosidade nas cabeceiras de um rio ou verificando-se um movimento crustal, seja de basculamento, seja epirogenético positivo ou seja de falhamento, que eleve as cabeceiras e provoque um aumento na velocidade do rio, este passará a erodir mais intensamente, dando-se assim o seu rejuvenescimento. As três fases de um rio dá-se o nome de ciclo de erosão.

Perguntas similares