Escreva abaixo o curso do rio em que predomina a fase do processo de erosão de desgaste das rochas.
Respostas
Resposta:
Existem vários tipos e formas de se classificar e dividir as erosões, variando conforme a sua velocidade, esfera de influência, agente causador ou a sua localidade geográfica.
Explicação:
No esquema acima, podemos notar que o processo de erosão, no momento em que atua na modelagem do relevo, transfere as massas rochosas da superfície terrestre das zonas mais elevadas para as áreas com menores altitudes, desencadeando a formação de solos e de rochas sedimentares.
Caracteriza-se pelo excesso de energia, que transporta e erode em profundidade, típica das cabeceiras dos rios. Quando o gradiente for tal, que a energia seja suficiente apenas para o transporte, não erodindo mais o fundo, dá-se o nome de fase madura. Com a deposição dos detritos mais grosseiros o vale tende a alargar-se, como já vimos. Sendo muito pronunciado este alargamento, formando-se extensa planície onde meandra o rio, diz-se que este está em fase senil.
Deve ficar bem claro que estas fases não têm obrigatoriamente relação alguma com a idade real de um rio. Trata-se de fases que ocorrem quase sempre simultaneamente, também em relação obrigatória com a topografia, que também pode ser jovem, madura e senil. A principal razão desta falta de interdependência citada é a frequente possibilidade de mudança na atividade erosiva de um rio, cujas razões podem ser climáticas ou tectónicas.
Aumentando a pluviosidade nas cabeceiras de um rio ou verificando-se um movimento crustal, seja de basculamento, seja epirogenético positivo ou seja de falhamento, que eleve as cabeceiras e provoque um aumento na velocidade do rio, este passará a erodir mais intensamente, dando-se assim o seu rejuvenescimento. As três fases de um rio dá-se o nome de ciclo de erosão.