MENINO PEQUENO Rachel de Queiroz 1. O aspecto que revela que o menino era pobre, segundo o texto, é: * 2 pontos A) Descia uma ladeira e estava só. B) Carregava uma rosa tão linda que só podia ter nascido em jardim de rico. C) Em cada pé usava um tipo diferente de calçado, vestia uma jardineira que deveria ter pertencido a um menino mais velho. D) Era muito magro e não poderia escapar da pneumonia, pois estava sem agasalho. E) Era muito pequeno para ter a idade que tinha. 2. No trecho “Porque na mãozinha suja como ele todo, carregava – calculem! – carregava uma rosa”. A palavra CALCULEM mostra: * 2 pontos O espanto do narrador diante da cena que estava vendo. O sacrifício que o menino fazia para carregar a tão linda rosa. Que o menino havia roubado a rosa de um jardim de rico. Que uma grande rosa cor-de-rosa não poderia ser carregada por um menino raquítico como ele. Que o menino estava muito feliz, desatento, só queria carregar a rosa. 3. Que gesto do menino revela seu grande cuidado ao carregar a rosa? * 2 pontos Ele desce a ladeira devagar e cuidadosamente. O garoto não ia à toa, ele tinha um propósito bem simples. Com a mão direita, ele segurava a rosa com firmeza e com a esquerda, ele a erguia à frente da flor para protegê-la de uma rajada de vento. O garoto carregava a rosa com muito carinho, pois tinha medo de ela cair. O garoto não fazia gesto nenhum, apenas observava a rosa que tinha em mãos. 4. O narrador não diz claramente para onde ia o menino, carregando aquela rosa, mas a hipótese mais provável para o narrador seria: * 2 pontos Levar para sua mãe. Para ficar com ela, pois estava embriagado pela enamorada alegria de ser dono de uma rosa tão linda. Dá-la aos transeuntes que passavam pela feira da Glória. Para ofertá-la à sua namorada. Para devolvê-la ao jardim de rico. 5. A cena vista pelo narrador despertou nele uma reflexão sobre o destino do menino, que é: * 2 pontos meninos assim, como o do texto, nascem para se perder, para morrer, para ser jogado fora. Um garoto como esse não faz falta à sociedade. Ele nasceu perfeito, tinha pernas e tinha braços, mas era muito raquítico. O narrador afirma que sabe que a gente nasce para morrer, mas não tão cedo. O menino, como esse, daria muita despesa ao governo.
Respostas
Resposta:
-A-) "Vou fazer um apelo. É o caso de um menino desaparecido.Ele tem 11 anos, mas parece menos; pesa 30 quilos, mas parece menos; é brasileiro, mas parece menos.É um menino normal, ou seja: subnutrido, ".....
B-)o anúncio deve ter as características da pessoa que desapareceu , tamanho, cor dos cabelos ,olhos os seus traços físicos e a descrição da roupa .
2-)A) tem 11anos , 30 quilos , é brasileiro , subnutrido .0lhos pretos assustados e grandes .
B-)ele estava vestido com roupas usadas surradas , calças curtas ,camisa branca , boné e suspensório.
C-)ele saiu com uma pipa para soltar .
D-)ele era um garoto pobre .
3-) A- fala da bola que ele joga descalço, da árvore , do pássaro preto no dedo , estilingue e da pipa .
-fala que gosta da professora ; o mundo é um lugar triste para ele , mas tem muita coisa que ele gosta .
--B -o personagem sonhador é o D. Quixote .
4- uma visão desprotegida e carente
5-A-) tema do texto: crianças carentes e abandonadas no Brasil
B-)0 humor se dá nas antítese usadas 30 quilos mais parece menos ;idade demais para sua idade pois não é possível ter mais idade do que tem .
- o humor da PIPA : a ideia da pipa empinar o menino e não ao contrário .
6-) A revelação --> que o menino procurado e o autor do texto .
B-o menino ficou no passado do narrador ele se perdeu no tempo
Explique : o menino desapareceu dentro do autor , pois ele virou um adulto ele cresceu.
Espero ter ajudado!!!