Respostas
Resposta:
A seguir, vamos mostrar algumas das principais características desse novo modelo. Dessa forma, você terá uma noção mais concreta do que essa revolução pode oferecer à manufatura.
1. Flexibilização da linha de produção
Essa característica, também chamada de modularidade, possibilita que qualquer tarefa da linha de produção seja modificada de imediato.
Com o acoplamento e desacoplamento automático de diferentes módulos, a empresa pode fabricar um item diferente do outro em sequência, sem a necessidade de reconfigurar todo o processo.
Na prática, isso significa que a produção pode ser otimizada de acordo com a demanda, além de criar a possibilidade de customizar totalmente a mercadoria.
2. Descentralização do trabalho
A máquina não vai depender do elemento humano para operar. Ela vai ser controlada por um sistema ciberfísico, que recebe a informação de como o equipamento está funcionando e comanda a produção em tempo real.
3. Alta velocidade no recebimento e análise de dados
Toda informação gerada pelo equipamento não vai precisar ser coletada e avaliada de forma convencional. Isso será feito automaticamente pelo sistema, criando um efeito imediato.
4. Virtualização
A indústria inteligente terá também uma cópia virtual. Trata-se de uma rede de sensores presentes nas máquinas e na planta da fábrica que permite a obtenção remota de informações, bem como a observação e controle indireto do ambiente.
Com isso, será possível:
- poupar tempo;
- reduzir a quantidade de erro;
- tomar decisões mais acertadas.