Respostas
Resposta:
No Brasil, a tortura foi usada desde a chegada dos portugueses em 1500 como meio de obter provas através da confissão. A exploração dos índios e a escravidão dos negros são consideradas a maior crueldade histórica do país. Durante esse longo período escravista, a violência foi uma das características marcantes desse sistema socioeconômico.
As práticas de tortura foram utilizadas com o intuito de controlar e punir as ações dos cativos frente aos seus senhores além de servir de exemplo para a obediência e bom comportamento dos outros cativos.
No Brasil, com a Constituição de 1824, a tortura foi proibida às pessoas consideradas na época parte do povo brasileiro. No entanto, continuou sendo aplicada a negros e indígenas, considerados meros objetos na sociedade.
Resposta:
Segundo dados coletados pelo projeto “Slave Voyage”, foram cerca de 1.700.000 (um milhão e setecentos mil) africanos trazidos, na condição de escravos para o Brasil em 300 anos (1550-1888). Durante esse longo período escravista, a violência foi uma das características marcantes desse sistema socioeconômico.