os africanos contribuiram para a cultura brasileira em varios espectos cite exemplos nas:
culinaria-
dança-
musica-
religiao -
idioma-
Respostas
Resposta:
CULINÁRIA: A influência da cultura africana é evidente na culinária, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o caruru e o acarajé.
DANÇA: Além do samba, a influência negra na dança vai do Maracatu à Congada, Cavalhada e Moçambique e a capoeira (arte marcial que orna com a dança).
MÚSICA: O samba, afoxé, maracatu, congada e a capoeira são exemplos da influência africana na música brasileira que permanecem até os dias atuais.Instrumentos como o tambor, atabaque, cuíca, alguns tipos de flauta, marimba e o berimbau também são heranças africanas que constituem parte da cultura brasileira.
RELIGIÃO: O candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás praticada atualmente em todo o território. Largamente distribuída também é a umbanda, uma religião sincrética que mistura elementos africanos com o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com os orixás.
IDIOMA: Muitas palavras existentes em nosso dicionário são usadas em comum sentido tanto aqui como em Angola, um exemplo que marca a forte ligação linguística. Hoje, podemos observar no dicionário brasileiro uma variedade de termos que usamos em nosso dia a dia, sem termos a noção de sua origem africana. Entre os exemplos encontramos: abadá, caçamba, cachaça, cachimbo, caçula, candango, capanga, carimbo, cochilar, corcunda, dengo, fubá, gibi, macaco, marimbondo, miçanga, moleque, quitanda, quitute, banguela, cafofo, cafundó, cambada, muquirana, muvuca e muitos outros.