Respostas
Resposta:
OLÁ
Para mim está bem claro que a crise causada pela pandemia vai provocar uma profunda reestruturação econômica, social e organizacional. Hoje, as empresas estão preocupadas com sua sobrevivência imediata. É o instinto de sobrevivência que fala mais alto. Vale para todas as espécies vivas, e claro, para as empresas.
Mas as que vencerão no pós-crise (toda crise passa!) serão as que, mesmo voando dentro de nuvem, sem instrumentos, pensam no mundo que virá depois. Como será este novo mundo e que papel poderei desempenhar nele?
Como podemos classificar o ambiente de negócios em uma era antes e depois da Internet, que gerou muitos negócios e empresas, que já estão valendo na casa do trilhão de dólares, impensáveis há duas décadas atrás, devemos imaginar que o Covid-19 vai provocar esta mesma situação: teremos a era antes e depois da pandemia. O “new business as usual” pós-pandemia será bem diferente do de antes.
A eclosão da pandemia e a paralisação da economia foi uma ação sem precedentes. Tivemos pandemias anteriores, mas nunca desligamos a economia global nesta escala. O grande desafio é que podemos paralisar a economia de forma fácil, através de decretos e portarias. Mas ela não é religada por portaria. E resumo, desligar é fácil, religar não!
A retomada econômica é uma incerteza, pois nunca passamos por desligar o planeta como fizemos dessa vez. Alguns países e setores poderão ser reativados mais rapidamente que outros. Por outro lado, alguns setores não têm demanda reprimida e, portanto, o máximo que poderão chegar em determinado tempo é atingir a sua antiga capacidade de produção.
MARQUE COMO SUA MELHOR RESPOSTA!