TEMA: Reforma Protestante 2- Quais eram os principais pontos da igreja católica romana que causava divergências? 3- O que foi a pré-reforma? 4- O que ocorreu na França e na Alemanha neste período?
Respostas
Resposta:
A razão para isso aconteceu há 500 anos, com a separação da Igreja em Católica e Protestante. A ideia inicial do monge Martinho Lutero (1483-1546), de reformar a Igreja Católica, acabou não se concretizando. Pelo contrário, a publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517 contra o que considerava teologicamente inoportuno na Igreja de seu tempo é considerada a base da Igreja Protestante e o ponto de partida da divisão em confissão católica e evangélica luterana na Alemanha.
O pensamento de Lutero teve repercussão imediata na Alemanha (nos principados que compunham o que hoje chamamos de Alemanha) e não demorou muito para que se alastrasse para outras regiões da Europa. Muitos desses principados, antes integrados com o Sacro Império Romano-Germânico, aproveitaram-se para adotar o luteranismo e assim se dissociar da Igreja e o Sacro Império. Muitos camponeses alemães organizaram revoltas tendo como ponto de partida as teses protestantes. Essas medidas acabaram por deflagrar um gigantesca guerra civil, que atravessaria o século.
Huguenotes eram os protestantes franceses durante as guerras religiosas na França (segunda metade do século XVI). Cerca de 300 000 deles deixaram a França, após as dragonnades (perseguições contra as comunidades protestantes, sob Luís XIV) e a revogação do Édito de Nantes, em 18 de outubro de 1685
Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.