gentee Ajudaa! Ensino Religioso
a) O que é cultura?
b) Em que podemos perceber, as manifestações da religiosidade do povo brasileiro?
c) O que está ficando cada vez mais comum em alguns países e no Brasil?
2. Por que é importante conhecer as outras religiões?
3. Procure em um dicionário/ ou internet o significado das palavras:
a) cidadão:
b) preconceito:
c) fanatismo:
4 . Descreva com suas palavras, o que você compreende por diversidade religiosa.
5 . Conhecer para respeitar o diferente e as diferenças é fundamental para a promoção de cultura da paz. Essa afirmativa é:
( ) Verdadeira
( ) Falsa
Respostas
Resposta:
1-a) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente, especialmente na antropologia, a definição genérica formulada por Edward B. Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade". Embora a definição de Tylor tenha sido problematizada e reformulada constantemente, tornando a palavra "cultura" um conceito extremamente complexo e impossível de ser fixado de modo único. Na Roma antiga, seu antepassado etimológico tinha o sentido de "agricultura" (do latim culturae, que significa “ação de tratar”, “cultivar” e "cultivar conhecimentos", o qual originou-se de outro termo latino, colere, que quer dizer “cultivar as plantas”), significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos.
b) O povo brasileiro é muito religioso e possui uma diversidade cultural religiosa bastante grande.
De forma geral, o pensamento religioso sempre esteve presente no ser e no auxílio em suas questões existenciais, ou seja, toda pessoa que possui uma crença religiosa, segue um conjunto de valores morais.
Essa religiosidade pode ser manifesta de diversas formas, como por exemplo na conduta moral da sociedade, na influência da religião nas decisões políticas, na mídia, nas relações interpessoais, entre outros fatores.
c) A intolerância religiosa, mas digo isso mundialmente, acredito que deveriam aceitar a religião, não crer mas sim aceitar que as pessoas tem que ter um Deus supremo para faze-las crer na bondade,eu por exemplo não sou nem um nem outro mas aceito,diferente do que fizeram na Alemanha,fizeram encenação do aborto Jesuíno.
2- Além de aumentar sua cultura, expande seu vocabulário e seu conhecimento. Assim, você saberá discutir, conversar ou debater com alguém de outra religião sem dizer nada completamente ignorante.
3- a) Indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.
b) Sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
c) Zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância.
Faccionismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina; dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão.
4- A diversidade religiosa está presente no mundo todo, o homem crê em uma entidade e tem uma adoração aquela imagem, presença ou figura. Nem todo o mundo precisa acreditar em uma só entidade especifica, cada religião tem sua crença dando assim a diversidade entre as diferentes religiões.
5- Verdadeira
Explicação:
espero ter ajudado :)
Resposta:
a) cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. "a cultura, é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos...
b) o povo brasileiro é muito religioso e possui uma diversidade cultura religiosa e bastante grande... essa religiosidade pode ser manifestada de diversas formas, como por exemplo na conduta moral da sociedade, na influência da religião nas decisões políticas, na mídia, nas relações interpessoais e etc...
c) a intolerância religiosa, mundialmente... corrupção, violência, protestos... depende do contexto.
2. é importante para o maior conhecimento, e ter um maior contato com a outra cultura, poder abrir a mente.
3.
a) habitante da cidade. indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.
b) qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico. sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
"p. contra um grupo religioso, nacional ou racial"
c) zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância. é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política.
4.
5. (verdadeira)
Explicação:
espero ter ajudado! :)