Você foi contratado pelo Ministério da Saúde para desenvolver um projeto que visa diminuir a contaminação da população por Zika vírus e também diminuir a incidência da Síndrome Congênita do vírus da Zika (SCZ) em crianças que nascem de mulheres que já se infectaram com o vírus. Resuma as principais ações do seu projeto (pense desde evitar a contaminação até o tratamento de possíveis pessoas já infectadas).
Respostas
Resposta:
Como na maioria dos casos a doença é autolimitada, o tratamento consiste em aumento da ingesta hídrica e repouso, devendo o tratamento farmacológico ser restrito ao alívio dos sintomas.
Não há, até o momento, vacinas ou terapia antiviral disponíveis; portanto, são fundamentais medidas preventivas como a melhor forma de controle da doença, centradas na erradicação do vetor:
- Use repelentes (inclusive grávidas e crianças).
- Instale telas de proteção em janelas e portas da sua casa.
- Adote o uso de mosqueteiros na cama, principalmente para as crianças e gestantes.
- O uso de preservativos ou a abstinência sexual também estão indicados em pacientes com clínica compatível ou provenientes de áreas endêmicas, principalmente caso a parceira esteja grávida.
Se o vírus Zika for detectado em mulheres grávidas, os médicos podem recomendar a realização de uma ultrassonografia a cada três a quatro semanas para monitorar o desenvolvimento do feto. Os médicos podem encaminhar as mulheres para um especialista em medicina materno-fetal ou doenças infecciosas com experiência no controle de gravidez.
A infecção por vírus Zika durante a gravidez causa microcefalia no bebê. Microcefalia significa uma cabeça anormalmente pequena. A cabeça é pequena porque o cérebro não se desenvolve normalmente e é pequeno.
O tratamento é de acordo com os sintomas do paciente e baseado no uso de paracetamol para febre e dor, sob orientação médica.
- Fazer repouso
- Líquidos para prevenir a desidratação
- Paracetamol para aliviar a febre e as dores, sob orientação médica.