Por que as colas colam
As colas são produzidas especialmente para que tenham alta afinidade com os materiais que se destinam a aderir. Quando passamos cola em dois objetos a fim de uni-los, as moléculas da cola interagem fortemente (por meio de interações intermoleculares) com as moléculas de ambos os objetos. Dessa forma, ela os mantém unidos.
Com relação às interações intermoleculares, é correto afirmar que
(A) todas as substâncias que possuem H e F, O ou N apresentam ligações por pontes de hidrogênio.
(B) as ligações de hidrogênio são mais fortes que as interações dipolo-dipolo, pois a diferença de eletronegatividade entre os átomos que estão interagindo é muito maior.
(C) quanto mais fortes as ligações intermoleculares, menores serão os pontos de ebulição dessas substâncias.
(D) quando uma substância passa do estado sólido para o líquido, significa que suas ligações interatômicas deixam de existir.
(E) quanto mais forte a interação intermolecular, mais volátil é o composto.
Respostas
Resposta: B (mas sem 100% de certeza)
Explicação: A força de Van Der Waals atuante sobre o processo de colagem é a realizada pela ligação de hidrogênio, entre compostos polares, onde o hidrogênio se liga a um dos elementos F, O ou N, respectivamente flúor, oxigênio ou nitrogênio. Devido a estes elementos serem pequenos e eletronegativos, quanto maior a eletronegatividade mais polar um elemento é. Quando se ligam ao hidrogênio que se encontra no composto da cola, junto da água, há uma polarização dessa ligação, ou seja, o polo positivo formado no átomo de hidrogênio será intenso.
Com a intensidade desse polo positivo, o átomo de hidrogênio acaba interagindo com um par de elétrons de outra molécula adjacente. Essa é a ligação de hidrogêneo, que vem a ser mais forte que as ligações do tipo dipolo-dipolo.