Entre 1630 e 1654 os holandeses permaneceram no Brasil, e interferiu no processo da colonização portuguesa nas terras americanas. Explicite o principal objetivo econômico da presença holandesa no Brasil, no século XVII. Em seguida, apresente duas realizações do governo de Nassau que tenham contribuído para sua notoriedade histórica.
Respostas
Resposta:
O nordeste brasileiro era uma região extremamente atrativa para os holandeses, por conta da forte produção açucareira da região.
1- Conquistou Alagoas e ocupou o forte português que defendia o litoral do Ceará;
2- Procurou conciliar os interesses de diferentes grupos sociais: colonos, portugueses, holandeses, franceses, ingleses, católicos, calvinistas, judeus.
Dentre os objetivos econômicos das invasões holandesas estava a produção açucareira, visto que os considerados novos invasores sabiam do potencial daquelas terras para a frutificação de tal cultura, conhecendo também os lucrativos negócios que os portugueses efetuavam.
O governo de Nassau é reconhecido historicamente pelas reformas estruturais da cidade de Recife, que hoje exibe a arquitetura típica holandesa em muitos locais preservados, tendo também investido em educação e liberdade religiosa.
Os objetivos das invasões holandesas no Brasil
Apesar de tantos feitos em tão pouco tempo, os portugueses conseguiram a expulsão dos holandeses por meio de alianças locais, algo que se tornou positivo para os novos invasores que começaram negócios mais lucrativos nas Antilhas.
Aprenda mais sobre as invasões holandesas no Brasil: brainly.com.br/tarefa/3953160
#SPJ2