TRABALHO DE HISTÓRIA RENASCIMENTO E REFORMA E CONTRARREFORMA 1)Qual eram as características do Renascimento? * 2) Sobre o Antropocentrismo, é correto afirmar que: * Via as obras dos gregos e romanos da Antiguidade como modelo e inspiração para suas obras. Era usado muitas vezes como simbolo do egoismo humano. O homem passa a ser visto como um ser criativo, virtuoso e dono do seu próprio destino. 3) A principal motivação da Reforma na Inglaterra foi politica, religiosa ou cultural? Justifique. * 4)Sobre o Ato de Supremacia aprovado na Inglaterra em 1534, responda: * Foi o Parlamento inglês em acordo com o Rei Henrique VIII. Foram os puritanos, juntamente com os reis da América do Norte. Foi a Igreja Anglicana, juntamente com a Igreja Católica.
Respostas
1)
Humanismo- O movimento humanista surge como mote para a valorização do ser humano e da natureza humana
Racionalismo- Ao defender a razão humana, essa corrente filosófica foi importante para desenvolver diversos aspectos do pensamento renascentista em detrimento da fé medieval.
Individualismo- O homem é colocado em posição central e passa a ser regido, não somente pela igreja, mas também por suas emoções.
Antropocentrismo- Em detrimento do pensamento teocêntrico medieval, onde Deus estava no centro do mundo, o antropocentrismo (homem como centro do mundo) surge para resgatar diversos aspectos do ser humano.
A inteligência humana foi corroborada com as diversas descobertas científicas da época. O homem passa a ter uma posição centralizada de destaque.
Cientificismo- Numa época de efervescência, o conceito do cientificismo foi de suma importância para mudar a mentalidade do homem e trazer à tona questões sobre o conhecimento do mundo.
Universalismo- Foi desenvolvida sobretudo, na educação renascentista corroborada pelo desenvolvimento do conhecimento humano em diversas áreas do saber.
O homem renascentista busca ser um "polímata", ou seja, aquele que se especializa em diversas áreas.
Antiguidade Clássica- A retomada dos valores clássicos foi essencial para o estudo dos humanistas. Um dos fatos que facilitou muito o estudo dos clássicos foi a invenção da imprensa, uma vez que a rápida reprodução das obras auxiliou na divulgação do conhecimento.