Respostas
Resposta:
O cetro era visto como a extensão do braço do monarca, de sua administração e da aplicação da justiça terrena. O cetro de d. Pedro II foi herança paterna.
Cetro oco e liso formado por seis segmentos articulados; na parte superior, guirlanda de folhas e frutos de carvalho. Acima, capitel em forma de campana invertida ornada com folhas estilizadas; ábaco retangular de ângulos seccionados também emoldurados com folhas estilizadas sobre o qual estão assentadas serpe de asas espalmadas e cauda revirada para cima com boca aberta, de onde pende língua farpada e móvel. Olhos feitos de brilhantes que foram afixados na época da coroação de d. Pedro II; parte inferior com ornado em forma de folhagem, cingido por listel e terminado em forma de calota.
O cetro segurado por D. Pedro I remonta à autoridade sagrada possuída pelo monarca, ou seja, como se ao portar o objeto, o rei estabelecesse um contato direito com as forças divinas, sendo, metaforicamente, conduzido pela mão em prol das melhores ações para o povo.
O cetro segurado por D. Pedro I
Tudo o que era utilizado pelo monarca expressava significações além da estética, ou seja, ele não apenas se enfeitava com tais objetos, mas, transmitia seus encargos e anuências divinas, a exemplo das ombreiras que se conectavam com a responsabilidade que carregava, ou a coroa, como se sua cabeça tivesse sido abençoada pela mão de Deus que o permitiu tamanha inteligência para guiar seu povo.
Mais sobre a governança de D. Pedro I: brainly.com.br/tarefa/17690733
#SPJ2