Respostas
Resposta:
De modo geral, a Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas considerados cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento, a possibilidade de existência do conhecimento e quais os fundamentos, origens e valores.
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais:
a consciência ou existência de um sujeito conhecedor;
um objeto a ser conhecido;
a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
O conhecimento só é considerado possível quando o sujeito é capaz de representar mentalmente o objeto.
O conhecimento como fonte de estudo filosófico desenvolve-se em três disciplinas distintas:
A própria Teoria do Conhecimento: dedica-se ao estudo do conhecimento geral e da natureza;
A Epistemologia: responsável pelo estudo do conhecimento científico e da natureza;
A Metodologia Científica: trata dos processos lógicos para a aquisição do conhecimento científico.
Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa
Estudo da Natureza e Conhecimento Geral
O estudo da natureza faz parte da filosofia e construção do pensamento filosófico desde seus primórdios.
Os primeiros filósofos buscavam explicações racionais para os acontecimentos naturais e efeitos da natureza. Os elementos naturais foram, inclusive, nos primeiros anos do desenvolvimento filosófico, usados para explicar os acontecimentos do mundo. Tales de Mileto, por exemplo, dizia que tudo teria se originado a partir da água.
No decorrer dos estudos filosóficos, pensadores sentiram a necessidade de entender o conhecimento. Os sentidos e a inteligência relacionados ao ato de conhecer, muitas vezes falham e não garantem as respostas mais corretas e adequadas às questões alvo de estudo dos filósofos.
Diante dessa situação, os pensadores - e homens no geral - passaram a colocar em xeque a maneira como o conhecimento era tratado. Assim, deu-se início a um estudo sistemático e fundamentado que pudesse analisar o ato do conhecimento em si: saber e definir o que é o conhecimento, qual sua essência, como se forma e por quais mecanismos o conhecimento se desenvolve.
Embora a disciplina de conhecimento geral tenha sido muito usada nos princípios da Filosofia, ainda é usada para entender os mecanismos do conhecimento geral nas sociedades ao longo dos séculos.
Explicação:
espero ter ajudado