Respostas
Resposta:
O esquema tático ideal, em qualquer esporte, tende a ser aquele que aproveita de forma mais eficientes os trunfos da equipe e concilia uma defesa sólida com um ataque criativo.
Entre todas as posições do handebol, a do pivô é aquela em que um jogador se posiciona infiltrado entre os defensores adversários. Com esse jogador como referência ofensiva, é utilizado o esquema 5-1.
O pivô se desloca sempre em direção à bola, para facilitar a recepção e, consequentemente, arremessar de frente para o goleiro adversário.
Enquanto um pivô atua centralizado, os outros cinco jogadores se dividem entre um armador central, dois armadores laterais e dois pontas.
O time que ataca deve sempre trocar passes e buscar movimentações que criem oportunidades de arremesso.
Ataque em zona 6-0
O sistema tático 6-0 é um dos mais simples do handebol. A equipe forma uma linha de seis atletas à frente da área adversária. Esses atletas trocam passes e se movimentam, para criar oportunidades de arremesso a gol ou chances para penetração.
Nessa formação, não há um pivô. Numa das alternativas, os armadores buscam criar alternativas por um lado, obrigando a defesa a se mover naquela direção. Assim, é aberto espaço do outro lado, para a finalização da jogada. Nesse caso, o ponta é quem se desloca pelo meio para ocupar a posição que seria do pivô.
Já se a armação começar pelo meio, os jogadores de ataque devem trocar passes perto da linha de meio-campo, para evitar interceptações dos defensores.
Explicação: