• Matéria: Sociologia
  • Autor: renansangap7t40p
  • Perguntado 6 anos atrás

Pode-se considerar que os autores clássicos da Sociologia, ao estudarem a questão do
Estado, permanecem atuais? Justifique sua resposta. me ajudeemmm pfvrrr

Respostas

respondido por: rmacedo131
0

Resposta:

Sim

Explicação:

Durkheim vai questão do Estado como um fato social com certas funções de organizar a sociedade a partir de seus valores aqui você pode ligar ao Estado com a chegada da modernidade vai intensificar a consciência individual das pessoas com a especialização da divisão do trabalho social operando numa solidariedade orgânica onde todos possuem uma pequena influencia de consciência coletiva e uma dependência pela especialização. Podemos encontrar isso na nossa sociedade onde cada uma tem uma profissão e uma depende da outra.

Marx vai pensar o Estado como uma forma de reprodução das relações materiais no convívio dentro da sociedade. A partir de uma estrutura (ligada a realidade material): modo de produção e relações produtivas; forma uma superestrutura: Estado, direito, religião. Isso também podemos encontrar nas relações de nossa sociedade como as politcas implementadas no caso da pandemia

Weber tem outra chave que é o Estado como o possuidor do monopólio do uso da força legítimo, aqui estamos falando de força física mesmo. Tenha em mente que ele é legítimo, ou seja, nós da sociedade de uma maneira ou outra aceitamos. O exemplo é o exercito ou a polícia, que possui essa exclusividade para fazer o uso da força por meio da constituição (aqui podemos levar a outros problemas de discussão em como isso é legítimo de fato para a população)

respondido por: pamsgbr
0

Resposta:

não sei

Explicação:

mas queria saber

Perguntas similares