Respostas
Explicação:
Britannica logoBritannica Sponsor branding logo
Daomé
Artigo
Nos séculos XVIII e XIX, o povo fon constituiu o reino do Daomé na costa oeste da África, tornando-se rico e poderoso devido ao comércio de escravos. Atualmente, a região é a parte sul de um país chamado Benin.
Daomé
Crianças em uniformes escolares posam do lado do monumento do rei Glelê de Daomé, perto dos Palácios Reais de Abomey, no Benim.
Danita Delimont/Alamy
O Daomé tinha uma hierarquia social encabeçada pelo rei do povo fon. Abaixo dele vinham os nobres, seguidos pelos plebeus e, por fim, os escravos. Cada cargo do governo era ocupado por um homem e uma mulher. As mulheres vigiavam os homens e contavam para o rei tudo o que acontecia. Elas também integravam o poderoso exército do reino.
O reino do Daomé surgiu no século XVII, tendo origem em outro reino mais antigo, o de Alada. Negociantes europeus de escravos já visitavam a costa atlântica nessa época. Os daomeanos começaram a capturar negros de outras tribos para vendê-los aos negociantes de escravos em troca de armas e outros produtos. Depois, os escravos eram vendidos no Brasil e nas Antilhas. Outros eram mantidos no Daomé para trabalhar em grandes fazendas, que forneciam alimentos para o exército e a corte real.