Um carro de corrida colide com um muro de proteção. Antes da colisão, o carro está se movendo com uma velocidade escalar vi = 79.9 m/s ao longo de uma linha reta que faz um ângulo de 38.1° com o muro. Após a colisão, está se movendo com uma velocidade escalar vf = 47.5 m/s ao longo de uma linha reta que faz um ângulo de 9.5° com o muro. A massa m do piloto é 66.4 kg. Assumindo que o muro está orientado ao longo de uma linha horizontal (na direção do vetor unitário i^ ) e que a velocidade inicial tem componente horizontal no mesmo sentido do vetor unitário, qual é o impulso a que o piloto é submetido no momento da colisão?
Respostas
Resposta:
Explicação:
- Esse problema é sobre quantidade de movimento e impulso.
- O teorema do impulso relaciona a quantidade de movimento de um objeto com o impulso (força aplicada em um intervalo de tempo) o qual o objeto é submetido.
- Teorema do impulso: a variação na quantidade de movimento é igual ao impulso aplicado. Em símbolos:
Agora, vamos a solução!
Solução:
1. Vamos utilizar o teorema do impulso:
2. Vamos calcular as componentes horizontal x e vertical y do impulso separadamente. Temos:
- Componente horizontal x:
- Componente vertical y:
3. Portanto, o impulso é:
4. O módulo do impulso resultante é:
5. A direção do vetor impulso resultante é dado por (veja figura):
6. Contudo o valor dado pela calculadora não está correto. O correto é o ângulo medido a partir do eixo x. Para isso, basta somar 180º à resposta, logo:
* Obs.: Lembre-se que, os ângulos sempre devem ser medidos a partir do eixo x, no sentido vetor => eixo. Aqui adotamos o sentido horário negativo e o anti-horário positivo (veja figura).
Continue aprendendo com os links abaixo:
- Colisão unidimensional
https://brainly.com.br/tarefa/28321478
- Centro de massa
https://brainly.com.br/tarefa/28793465
Bons estudos!
Equipe Brainly